(unitau - adaptada) em populações humanas, admite-se que o "dedo indicador mais curto que o anular" seja uma característica influenciada pelo sexo e determinada por um gene autossômico c na presença do alelo normal c, que se manifesta como dominante nos homens e como recessivo nas mulheres. determine os resultados fenotípicos obtidos do casamento de um homem de dedo curto heterozigoto com uma mulher de dedo longo heterozigota.
Respostas
Resposta:
1) (c) Homens: 75% curto e 25% longo / Mulheres: 25% curto e 75% longo.
2) (a) ligada ao sexo é determinada por genes presentes apenas na porção não homóloga de X.
verifique se está correto.
Explicação:
Resposta:
1 - Do cruzamento de indivíduos heterozigotos (Cc x Cc) teremos a proporção genotípica de 25%CC, 50%Cc e 25%cc. Se os descendentes forem homens a característica indicador curto se manifesta em dominância e seria observado uma proporção fenotípica de 75% de indicadores curtos e 25% de indicadores longos. Já nas mulheres a característica indicador curto se manifesta em recessividade e seria observado uma proporção fenotípica de 75% de indicadores longos e 25% de indicadores curtos. Sendo assim, a alternativa correta é a letra C.
2 - A herança ligada ao sexo é condicionada por genes localizados no cromossomo X, na porção sem correspondência em Y. A herança restrita ao sexo (ligada ao Y) é condicionada por genes localizados no cromossomo Y, na porção sem homologia em X. Na herança parcialmente ligada ao sexo, os genes localizam-se na porção homóloga dos cromossomos X e Y. A herança influenciada pelo sexo é condicionada por genes autossômicos, em que a dominância e a recessividade dos alelos variam em função do sexo do indivíduo. Portanto, a alternativa A está correta.