Na passagem do século XIX para o XX podemos caracterizar a economia brasileira: *
I - pela existência de um setor econômico dominante representado pela cultura do café do Sudeste, sobretudo nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto;
II - pela entrada maciça de imigrantes europeus, sobretudo italianos, instalados como trabalhadores agrícolas nas grandes fazendas de café de São Paulo, ou como colonos nos estados do sul;
III - pelo surto da borracha na área amazônica, favorecido pelo advento da indústria automobilística e pela enorme disponibilidade de mão-de-obra nordestina;
IV - pelo surto do cacau no Sul da Bahia, cujos núcleos básicos eram Ilhéus e Itabuna;
V - Pela progressiva substituição da mão-de-obra escrava por imigrantes europeus na lavoura de café, tendo como resultado a marginalização do ex escravo, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas.
Agora, assinale a alternativa correta:
A - as alternativas I, II e III estão corretas.
B - as alternativas II e III estão corretas.
C - as alternativas III, IV e V.
D - as alternativas I, IV e V estão corretas.
E - todas as alternativas estão corretas.
Respostas
A alternativa correta é a letra E - todas as alternativas estão corretas.
I - pela existência de um setor econômico dominante representado pela cultura do café do Sudeste, sobretudo nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto. Correto, o café constituiu o principal produto do país durante este período, sendo exportado para diversos países europeus.
II - pela entrada maciça de imigrantes europeus, sobretudo italianos, instalados como trabalhadores agrícolas nas grandes fazendas de café de São Paulo, ou como colonos nos estados do sul. Correto, durante este período de produção cafeeira, houve transição da mão de obra escrava para emprego de imigrantes, principalmente vindos da Itália, que passaram a ganhar salário em relação a sua produção no campo.
III - pelo surto da borracha na área amazônica, favorecido pelo advento da indústria automobilística e pela enorme disponibilidade de mão-de-obra nordestina. Correto, o ciclo da borracha na Amazônia foi responsável pelo desenvolvimento econômico da região e início das atividades exportadoras.
IV - pelo surto do cacau no Sul da Bahia, cujos núcleos básicos eram Ilhéus e Itabuna. Correto, neste período a economia brasileira passou a ocupar a segunda posição em exportação de cacau no mundo.
V - Pela progressiva substituição da mão-de-obra escrava por imigrantes europeus na lavoura de café, tendo como resultado a marginalização do ex escravo, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas. Correto, após a abolição os escravos tornaram-se um grupo excluído, sofrendo preconceitos, sem oportunidades e tornaram-se marginalizados.
Bons estudos!