Algm me ajudaa
Leia o excerto de Triste fim de Policarpo Quaresma para responder à questão.
[...] Quaresma vivia assim, sentindo que a campanha que lhe tinham movido, embora tendo deixado de ser pública, lavrava* ocultamente. Havia no seu espírito e no seu caráter uma vontade de acabá-la de vez, mas como? Se não o acusavam, se não articulavam nada contra ele diretamente? Era um combate com sombras, com aparências, que seria ridículo aceitar. De resto, a situação geral que o cercava, aquela miséria da população campestre que nunca suspeitara, aquele abandono de terras à improdutividade, encaminhavam sua alma de patriota meditativo a preocupações angustiosas. Via o major com tristeza não existir naquela gente humilde sentimento de solidariedade, de apoio mútuo. Não se associavam para cousa* alguma e viviam separados, isolados, em famílias geralmente irregulares, sem sentir a necessidade de união para o trabalho da terra. Entretanto, tinham bem perto o exemplo dos portugueses que, unidos aos seis e mais, conseguiam em sociedade cultivar a arado roças de certa importância, lucrar e viver. Mesmo o velho costume do “mutirão”* já se havia apagado. Como remediar isso? Quaresma desesperava... [...]
Vocabulário *lavrava: tomava corpo; propagava-se. *cousa: coisa *mutirão: auxílio que os agricultores prestam uns ao outros, mutuamente.
Os períodos do excerto obedecem à concordância verbal de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. A frase na qual há concordância verbal é:
Opções de pergunta 1:
b. Ontem, os meninos dançaram até raiar o dia.
c. José sempre contribuíra para a festa beneficente do hospital.
a. Felizmente voltou, os agricultores, a semear suas terras.
d.Nós, com alegria, voltamos a ajudar nas doações.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
ta difícil aii estuda mais
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás