Você faz parte da equipe de saúde de um pronto socorro que atende um homem de 54 anos que chega com fortes dores para urinar.
Ele nega comorbidades prévias. Refere dificuldade para urinar nos últimos três dias. Porém, comenta que notou que nos últimos meses ele vai mais vezes ao banheiro e que urina em quantidades menores. Ele refere estar com medo, pois seu pai faleceu de câncer de próstata aos 50 anos.
Ao realizar exame físico, você percebe que ele apresenta dor à palpação em região baixo ventre, e em região lombar. Você solicitou exames laboratoriais, que indicaram infecção urinária, sendo que na ecografia abdominal total apareceram dois cálculos renais.
Para auxiliar o paciente a compreender seu caso clínico, responda:
1 - A partir destes sintomas, qual o possível prognóstico do paciente?
2 - De acordo com as informações, existe algum fator de risco para algum tipo de câncer do sistema genital masculino?
Respostas
Resposta:
1 - De acordo com a idade e os sintomas do pacientes, eles pode estar com hiperplasia benigna de próstata, pois essa alteração tem, como complicação, cálculo renal e infecção urinária. A idade e os sintomas são compatíveis com esse quadro.
2 - De acordo com a idade do paciente e a história familiar, ele possui um grande fator de risco para desenvolver câncer de próstata, sendo indicado um encaminhamento ao urologista para exames. PSA em valores moderados (2,5-10) falam a favor de HBP, mas não podemos descartar neoplasia. EQU com pH alcalino e cristais de magnésio-amônio-fosfato podem estar presentes em casos de infecção urinária pelas bactérias Proteus ou Klebsiella. Pacientes com cálculo renal por pedras de estruvita costumam ter esses cristais na urina. Hemograma com leucocitose com desvio também fala a favor de processo infeccioso.
Explicação:
Resposta:
Explicação: