Pensando nos casos DE FAKE NWE que você conhece ou já ouviu falar, como acha que essa prática poderia ser combatida? É sabido que grandes empresas têm buscado criar alternativas eficazes para contê-la, mas como você acha que isso poderia ser feito? Com a ajuda dos seus colegas e sabendo das limitações que o problema apresenta, proponha uma solução que vise diminuir o impacto das fake news na sua comunidade.
Respostas
Resposta:
Bom, as Fake News é um tópico muito importante de ser debatido. Ela é um problema mundial, ela não é boa. No caso de atualmente, sobre o tal do Lázaro Barbosa, tem pessoas que falam de pistas só que essas pistas são falsas assim favorecendo o serial killer.
Agora na internet é outra história:
-1. Resultados no topo da busca
A busca do Google ajuda a encontrar informações relevantes sobre temas específicos, que vão desde, saúde e dúvidas eleitorais até filmes e jogos. Para apresentar dados confiáveis, a ferramenta prioriza sites de organizações oficiais, nos resultados das pesquisas.
Além disso, em determinadas pesquisas, é possível ver uma caixa no topo da tela com orientações sobre aquele tema, antes mesmo de o usuário abrir os links dos resultados. Por exemplo, no caso das Eleições, ao pesquisar "Como votar", o eleitor consegue acessar de maneira rápida as orientações da Justiça Eleitoral e sanar as suas dúvidas. O mesmo acontece com consultas de saúde, principalmente sobre doenças, que trazem dados fornecidos por especialistas do Hospital Albert Einstein.
2. Notícias falsas já verificadas
Na pesquisa do Google, as pessoas também podem encontrar o selo de verificação de fatos para as notícias que já foram desmentidas. Isso vale tanto para o Google Notícias quanto o Google Imagens. Essas informações passam por um sistema de checagem da ferramenta, que atua em conjunto com veículos de notícia e fontes oficiais. Assim, quando o usuário pesquisar algum assunto controverso, verá matérias esclarecedoras, que desmentem e explicam o fato.
3. Identifique agentes maliciosos e spam
Os algoritmos do Google tentam identificar quem burla as políticas da ferramenta e propaga notícias falsas. Desse modo, os conteúdos com caráter manipulativo são barrados. Por exemplo, um veículo que se identifica como sendo de Brasília não pode apresentar somente notícias relacionadas a Mato Grosso. O mesmo vale para anúncios nas plataformas: o texto publicitário não pode dizer uma coisa e a página do produto mostrar outra, pois será considerado como conteúdo fraudulento. Além disso, a ferramenta de busca está preparada para identificar e reportar comportamentos relacionados a spam.
Explicação: Espero ter ajudado ;)