Iracema é o principal romance indianista de nosso romantismo. Tem como subtítulo ''lenda do Ceará''. Para criá-lo, Alencar utilizou um argumento ficcional. São eles:
a) A independência do Brasil e o caso amoroso entre a índia Iracema e o português Martim.
b) A colonização do Ceará e o caso amoroso entre a índia Iracema e o português Martim.
c) A escravidão do Brasil e o caso amoroso entre a índia Iracema e o português Martim.
Respostas
Resposta:
Iracema, ícone do indianismo romântico, teve sua primeira publicação em 1865 e figura até hoje entre as principais obras literárias brasileiras. De autoria de José de Alencar, cujo projeto artístico envolvia a consolidação de uma cultura nacional, Iracema é uma narrativa de fundação, ou seja, seu eixo temático principal versa sobre a criação de uma identidade cultural, um texto que se orienta para representar a origem da nacionalidade brasileira.
É por meio do enlace amoroso entre a índia Iracema, representante do povo nativo ameríndio, e o português Martim, colonizador português do século XVI, que José de Alencar constrói uma narrativa que remonta à gênese da pátria brasileira: esse encontro de raças teria gerado o povo brasileiro.
Resposta:
Letra B
Explicação:
Pois pelo que eu pesquisei aqui, Martim foi o primeiro colonizador português do Ceará, então a história se volta para o Ceará mesmo e não para o Brasil.