Respostas
Resposta:
O modo em como o ser humano buscava sobreviver e mexer com o mundo ao seu redor deve ser levado em conta no estudo da Pré-História.
Explicação:
Não sou historiador, e comecei a estudar Pré-História há alguns dias, então minha resposta pode não ser tão precisa ou totalmente correta.
Estes 3 períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais, todos são considerados como antes do ser humano ter inventado a escrita (Pré História = Antes de registrar a História).
No período Paleolítico, os primeiros hominídeos e os seres do gênero homo (ser humano, nós) sobreviviam da caça e da coleta, mudavam de lugar devido à condições negativas da região (falta de recursos, clima e animais e outras tribos) e pouco sabiam sobre a natureza. É aqui que o homem descobre o fogo.
Já no Neolítico, isso muda. Os seres humanos vão aprendendo a usar os recursos que a natureza lhes fornece a seu favor e repassando melhor esse conhecimento. Não precisavam ficar vagando em busca de mais recursos, pelo desenvolvimento de agricultura e criação de animais, e se estabelecem em certos lugares (a maioria próxima de rios). O uso do fogo também passa a ser quase que obrigatório, seja para cozinhar ou como iluminação.
A Idade dos Metais é justamente como o nome sugere. O homem passa a lidar com metais, observa sua rigidez em relação às pedras e outros recursos primitivos, e as incorpora em seu arsenal de ferramentas e armas, o que melhora e muito sua sobrevivência.
É importante observar que a Idade dos Metais vai além da Pré-História, pois a escrita começa a ser usada nas sociedades.
(Também é importante observar que a Pré-História não é um período de alguns anos. O ser humano levou muito tempo para criar animais, entender o clima e manusear melhor o fogo. Tudo isso deriva de MILHÕES de anos de evolução).