• Matéria: Ed. Física
  • Autor: santosdalila15813
  • Perguntado 4 anos atrás

para qual propósitos professores foram contratados​

Respostas

respondido por: laninha8469
0

Resposta:

pra encinar os alunos


hesleyfrigo: está incompleta
denise4122: não incompleto... mais ensinar e com S
respondido por: hesleyfrigo
2

Resposta:

A imagem do professor de Educação Física escolar sempre esteve ligada ao esporte, a saúde e a disciplina. A partir da década de 1970, se tentou criar uma nova identidade para a Educação Física escolar, baseada em pressupostos culturais, cognitivos e psicossociais, aliados aos tradicionais aspectos biológicos. Neste momento instaurou-se uma crise de identidade na categoria, que permanece até os dias atuais. O intuito desse estudo foi conhecer qual a visão de professores e dirigentes sobre o papel do professor de Educação Física no Ensino Médio. Para tal objetivo, utilizou-se uma pesquisa com questionário aberto realizado com 12 professores de diversas disciplinas e 02 dirigentes de duas escolas públicas de Ensino Médio. Após a discussão dos resultados podemos observar que a Educação Física continua sem uma identidade definida, com isso os resultados mostram que a visão dos docentes de outras disciplinas, ainda é baseada no modelo tecnicista, que limitava à Educação Física ao viés biológico. Existe uma série de fatores que levam a este problema de falta de identidade, mas o importante aqui é ficar claro que devemos continuar estudando tal problema para que em breve, todos sejam conhecedores do papel do professor de Educação Física na escola, inclusive o próprio professor, pois só assim, com sua identidade definida, ele poderá mostrar a seus colegas docentes, seu verdadeiro valor e trabalhar de forma eficaz.

Explicação:

A imagem do professor de Educação Física escolar sempre esteve ligada ao esporte, a saúde e a disciplina. Desde o início, quando a Educação Física foi introduzida nas escolas como matéria do currículo e parte integrante da educação formal, ela ocupou um espaço modesto e foi marcada por uma história de muitas crises de identidade (ARANTES, 2008).

Depois da abertura política no final da década de 1970 e da instalação da democracia, ocorrida na década de 1980, muitos teóricos começaram a desenvolver propostas que mudassem o foco da Educação Física escolar no Brasil e que lhe desse uma identidade própria, inclusive com caráter científico. Mas, mesmo com todo o esforço e empenho destes estudiosos o que se viu, foi a imagem do professor de Educação Física continuar distorcida.

Até os dias atuais, observa-se que muitos professores e dirigentes não sabem qual o papel do professor de Educação Física na escola, alguns ainda acreditam que sua função é apenas aplicar práticas esportivas, outros que seu principal papel é o de disciplinador e temos também os que acreditam que sua função é apenas a, de oferecer recreação, brincadeiras e jogos aos alunos.

Tendo em vista este pressuposto, o objetivo deste trabalho é conhecer a visão de professores de diversas disciplinas e dirigentes, sobre qual é o papel do professor de Educação Física no ensino médio escolar. Para conhecermos melhor o assunto, será apresentado a seguir um pequeno relato do histórico do papel do professor de Educação Física na escola, através de diversas teorias, abordadas em algumas literaturas, das várias existentes, que transcorrem sobre o tema.

Não se pretende com este estudo determinar ou afirmar qual é o papel do Professor de Educação Física na escola, mas sim, levantar a hipótese de que a Educação Física ainda é vista como uma atividade e não um componente curricular, tão importante como português, matemática, ciências e todas as outras da grade curricular. Tornando assim, o papel do Professor de Educação Física menos reconhecido, em relação aos demais colegas de outras disciplinas, a intenção aqui não é criticar ou mostrar que há discriminação com o Professor de Educação Física na escola, muito pelo contrário, a ideia é realizar um estudo preliminar com professores e dirigentes, que posteriormente poderá ser ampliado e aprofundado com alunos e pais, para que se possa identificar o grau de informação e conhecimento, por todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, sobre o papel do Professor de Educação Física na prática do dia-a-dia escolar.

Entende-se também que é necessário se aprofundar mais neste assunto, para que o próprio professor de Educação Física saiba o que ele pode fazer para melhorar sua imagem perante os demais docentes, mostrando que ele não está na escola apenas para levar os alunos para quadra e para organizar festas e campeonatos. Esta é a imagem que alguns professores de outras disciplinas passaram no estágio que realizei em uma escola Estadual de ensino fundamental II e médio na cidade de Santo André – SP.


hesleyfrigo: oq achou
denise4122: que vc sabe usar bem a opção "copiar e colar"
hesleyfrigo: c sabe usar bem a opção "copiar e colar"[
hesleyfrigo: valeu
Perguntas similares