• Matéria: Saúde
  • Autor: adelinapessoa21
  • Perguntado 4 anos atrás

As Redes de Atenção à Saúde (RASs) é uma nova forma de organizar o sistema de atenção à saúde em sistemas integrados que permitam responder, com efetividade, eficiência, segurança, qualidade e equidade, às condições de saúde da população brasileira. A organização das RASs, para ser feita de forma efetiva, eficiente e com qualidade, tem de estruturar-se com base nos seguintes fundamentos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção (MENDES, 2011, p. 71). ​Figura 1. Dos sistemas Fragmentados para as Redes de Atenção à Saúde Fonte: Mendes (2011). A figura acima representa a forma da organização dos serviços que compõe a rede de atenção a saúde. No que tange ao que está descrito no texto e as informações que compõe a figura, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: Atenção Básica, por assim dizer, compõe o nível com mais baixa complexidade, sendo responsável por ordenar e coordenar a rede de atenção e é a única porta de entrada na rede. Alternativa 2: Atenção de alta complexidade representa os ambulatórios de cirurgias e procedimentos eletivos farmácias populares e clínicas especializadas. Alternativa 3: A Atenção Básica vai resolver em torno de 25% dos problemas de saúde, enquanto a Média e Alta Complexidade resolverá os outros 75%. Alternativa 4: As RASs estruturam-se para enfrentar uma condição de saúde específica, por meio de um ciclo completo de atendimento, levando a continuidade da atenção à saúde. Alternativa 5: Devido aos diversos desafios enfrentados pelas atenções de alta complexidade, as redes de atenção a saúde não foram eficazmente implementadas no Brasil.

Respostas

respondido por: brunahm89
0

Resposta:

CORRETA: As RASs estruturam-se para enfrentar uma condição de saúde específica, por meio de um ciclo completo de atendimento, levando a continuidade da atenção à saúde.

Explicação:

As RASs estruturam-se para enfrentar uma condição de saúde específica, por  meio de um ciclo completo de atendimento (PORTER e TEISBERG, 2007), o que implica a continuidade da atenção à saúde (atenção primária, atenção secundária e  atenção terciária à saúde) e a integralidade da atenção à saúde (ações de promoção  da saúde, de prevenção das condições de saúde e de gestão das condições de saúde  estabelecidas por meio de intervenções de cura, cuidado, reabilitação e paliação).

Perguntas similares