O clima no Brasil é predominantemente tropical, ou seja, em boa parte do território faz calor durante quase o ano todo, mas ainda há lugares, sobretudo na Região Sudeste, que são ideais para quem deseja fugir dos dias quentes. Um deles é Campos do Jordão, município que fica 173 Km de São Paulo. Apelidada de “Suíça Brasileira”, a cidade possui um dos climas mais agradáveis do Brasil, sendo muito procurada pelos turistas principalmente durante o inverno. Mas quem disse que é preciso esperar junho para começar a programar aquele fim de semana especial em Campos do Jordão?
Neste artigo, você saberá algumas curiosidades sobre Campos do Jordão, um pouco de sua história e dicas para aproveitar cada detalhe da cidade. Confira nas próximas linhas! Clima de montanha Campos do Jordão fica a 1628 metros do nível do mar, sendo o mais alto município brasileiro (considerando sua sede administrativa). Sua localidade geográfica, na Serra da Mantiqueira, propicia o clima atípico, comparado a outros municípios também no estado de São Paulo. A temperatura média de Campos do Jordão é de 16 °C durante o ano, enquanto que nas demais cidades do Vale da Paraíba, pode ultrapassar os 20°C.
A alta temporada é durante o inverno, quando Campos do Jordão recebe muitos turistas. Por causa do clima bastante frio, o comércio costuma abrir depois das 10h. Qualidade do ar Uma das curiosidades sobre Campos do Jordão é que, por causa do clima mais frio durante o ano todo, a cidade já foi referência no tratamento de doenças, principalmente a tuberculose. A pureza do ar passou a ser reconhecida no início do século 20, e até o famoso dramaturgo Nelson Rodrigues escolheu Campos do Jordão como refúgio para tratar de uma tuberculose. Arquitetura europeia
Não apenas graças ao seu clima que Campos do Jordão ganhou o nome de “Suíça Brasileira”. As casas na cidade possuem uma arquitetura peculiar, inspirada no estilo arquitetônico típico da Alemanha, chamado enxaimel, e países vizinhos. Há também referências a chalés suíços e o estilo normando (construções assimétricas da Normandia, na França, com telhados íngremes, vidraças e paredes de alvenaria, tijolos e pedras). Suíça, porém fundada por um português.
Sim. Da mesma forma como boa parte do nosso território, foram os portugueses que começaram a desbravar as terras em Campos do Jordão, antes habitadas por índios nativos. A cidade foi fundada em 1874 pelo português Matheus da Costa Pinto, mas só passou a ser conhecida pelo seu nome atual em 1934, quando o município tornou-se independente de São Bento do Sapucaí. Música erudita Mais uma das curiosidades sobre Campos do Jordão: a cidade recebe durante todo o mês de julho o maior festival de música erudita da América Latina. Intitulado “Festival de Inverno de Campos do Jordão”, foi criado em 1970 por Luiz Arrobas Martins, inspirado no Festival de Tanglewood, que é realizado numa fazenda em Massachussets, Estados Unidos.
São vários concertos de música clássica, muitos gratuitos, de diversos países e também shows de jazz, rock, blues e demais gêneros musicais.
Patrimônio histórico
Campos do Jordão também possui um local tombado pelo Patrimônio Histórico. Trata-se do Espaço Cultural Dr. Além, tombado em 2013, que abriga o Memorial Cine Glória, a Biblioteca de Cinema, o Salão Nobre Dyneias Aguiar e o Complexo Cultural Edmundo Ferreira da Rocha.
-ATIVIDADES- Após ler o texto responda as questões no caderno.
1= De acordo com o primeiro parágrafo, como é conhecida a cidade de Campos do Jordão e qual a sua principal característica?2= Que dados sobre a altitude de Campos de Jordão temos no início do 2º parágrafo?
3= Como é o clima da cidade, sua temperatura?
4= Quando começa a alta temporada de turistas na cidade?
5= Falando em curiosidades, qual é o principal benefício que o ar frio faz para a saúde, conforme citado no 3º parágrafo?
6= Como é a arquitetura em Campos do Jordão, como ela é conhecida? Descreva o estilo das casas.
7= Quem foram os primeiros habitantes de Campos de Jordão, e em que ano foi fundada?
8= Falando sobre curiosidade cultural, o que ocorre no mês de Julho na cidade que faz com que várias pessoas a visitem?
9= De que se trata o Patrimônio histórico tombado em Campos do Jordão?
10= Após assistir o vídeo sobre a cidade de Campos de Jordão, diga o que mais gostou, cite um lugar.
Respostas
Resposta:
1 - Suiça Brasileira
2 - Campos do Jordão fica a 1628 metros do nível do mar, sendo o mais alto município brasileiro (considerando sua sede administrativa). Sua localidade geográfica, na Serra da Mantiqueira, propicia o clima atípico, comparado a outros municípios também no estado de São Paulo.
3 - A temperatura média de Campos do Jordão é de 16 °C durante o ano.
4 - A alta temporada é durante o inverno
5 - Qualidade do ar Uma das curiosidades sobre Campos do Jordão é que, por causa do clima mais frio durante o ano todo, a cidade já foi referência no tratamento de doenças, principalmente a tuberculose. A pureza do ar passou a ser reconhecida no início do século 20, e até o famoso dramaturgo Nelson Rodrigues escolheu Campos do Jordão como refúgio para tratar de uma tuberculose.
6 - Arquitetura europeia. As casas na cidade possuem uma arquitetura peculiar, inspirada no estilo arquitetônico típico da Alemanha, chamado enxaimel, e países vizinhos. Há também referências a chalés suíços e o estilo normando (construções assimétricas da Normandia, na França, com telhados íngremes, vidraças e paredes de alvenaria, tijolos e pedras).
7 - Da mesma forma como boa parte do nosso território, foram os portugueses que começaram a desbravar as terras em Campos do Jordão, antes habitadas por índios nativos. A cidade foi fundada em 1874 pelo português Matheus da Costa Pinto, mas só passou a ser conhecida pelo seu nome atual em 1934, quando o município tornou-se independente de São Bento do Sapucaí
8 - São vários concertos de música clássica, muitos gratuitos, de diversos países e também shows de jazz, rock, blues e demais gêneros musicais.
9 - Campos do Jordão também possui um local tombado pelo Patrimônio Histórico. Trata-se do Espaço Cultural Dr. Além, tombado em 2013, que abriga o Memorial Cine Glória, a Biblioteca de Cinema, o Salão Nobre Dyneias Aguiar e o Complexo Cultural Edmundo Ferreira da Rocha.
10 - Um lugar? Não sei dizer.
Explicação: