1. o autor do texto está se referindo: * 1 ponto a) à força da marinha inglesa, que era a marinha mais poderosa do mundo nesse período e tinha sido fundamental no estabelecimento do império britânico como a potência mundial dominante. b) ao controle pela coroa inglesa de extensão de áreas coloniais, formadas pelas colônias carolina do norte, carolina do sul, connecticut, delaware, geórgia, rhode island, massachusetts, mayland, new hampshire, nova york, nova jersey, pensilvânia e virginia, na américa. c) ao fim da monarquia absolutista, onde o monarca concentrava o poder em suas mãos, com a crescente supremacia política do parlamento, que se tornou o corpo legislativo supremo dos territórios ingleses. d) ao desenvolvimento da indústria têxtil, especialmente dos produtos de lã, a partir do desenvolvimento de tecnologias que permitiram a produção em ritmo acelerado. leia o texto: "a promulgação da lei dos cercamentos em 1710, pelo parlamento inglês, estabeleceu-se como uma das primeiras formas de exclusão no campo propiciadas pelo estado, durante o século xvi. os camponeses que viviam dos arrendamentos se viram obrigados a trabalhar por salários miseráveis nas terras dos senhores ou migrarem para as cidades." (oliveira, renata sibéria de; santos, josefa de lisboa. da natureza do estado ao estatuto de estado provedor: lógica da reprodução do espaço agrário no brasil. revista geonordeste, são cristóvão (se) ano xxii, n.1, p. 193). 2. partindo das informações do texto acima, podemos afirmar que a promulgação da lei dos cercamentos na inglaterra: * 1 ponto a) viabilizou a compra de terras na inglaterra por parte dos camponeses pobres, reduzindo a desigualdade social e proporcionando uma maior produção agrícola para a nação, que lucrou muito com isso. b) tirou os camponeses das terras onde trabalhavam, pressionando-os a migrarem para os centros urbanos em busca de emprego e moradia, pois era onde a indústria se desenvolvia e precisava de mão de obra. c) inviabilizou o desenvolvimento da indústria têxtil, já que os camponeses, que eram os maiores fornecedores de lã para esse ramo industrial, foram expulsos das terras onde trabalhavam criando ovelhas. d) atraiu para o campo as pessoas que moravam nas cidades, visto que a criação de ovelhas, para o fornecimento de lá para a indústria têxtil necessitava de uma grande quantidade de mão de obra.
Respostas
1 - O autor do texto se refere: c) ao fim da monarquia absolutista, onde o monarca concentrava o poder em suas mãos, com a crescente supremacia política do parlamento, que se tornou o corpo legislativo supremo dos territórios ingleses.
A forma de governo denominada de monarquia absolutista, temos que sua principal característica está é o fato do monarca apresentar vários poderes sobre o país em que se encontra o seu reino.
2 - Sobre promulgação da lei dos cercamentos na Inglaterra, temos que a afirmativa correta é a b) tirou os camponeses das terras onde trabalhavam, pressionando-os a migrarem para os centros urbanos em busca de emprego e moradia, pois era onde a indústria se desenvolvia e precisava de mão de obra.
A lei dos cercamentos na Inglaterra consiste na lei relacionada ao aumento da privatização das terras, que anteriormente eram compartilhadas entre os camponeses, através do cercamento de tais localidades, que passaram então a serem desenvolvidas pelos senhores da época.
Bons estudos!