O aspartame é utilizado como edulcorante em alimentos dietéticos. Assim que ingerido, ele é convertido em fenil-alanina, um aminoácido, através de uma reação de hidrólise, conforme equação química da figura 1.
No organismo humano, o excesso desse aminoácido é metabolizado, inicialmente, pela enzima fenil-alanina-hidroxilase, que realiza uma hidroxilação na posição para do anel aromático produzindo outro aminoácido, a tirosina. Pessoas portadoras de uma herança autossômica recessiva para o gene que codifica tal enzima não conseguem realizar essa etapa do metabolismo e, portanto, não podem ingerir alimentos que contenham fenil-alanina, ou seu precursor, em grandes quantidades. Essa falha no metabolismo é conhecida como fenilcetonúria e seus portadores como fenilcetonúricos.
De acordo com os dados apresentados, a hidrólise do aspartame ocorre nas ligações que caracterizam os seguintes grupos funcionais:
Anexos:
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Amida e Éster
Explicação:
Geekie
respondido por:
0
A hidrólise do aspartame ocorre nas ligações dos grupos funcionais: amida e éster.
Como interpretar as funções orgânicas?
Perceba que apesar do texto enorme descrito, o que o enunciado quer são apenas as funções orgânicas que estavam presentes no aspartame (reagente) e não estão presentes na fenilalanina (produto da reação).
Perceba que as duas moléculas têm em comum as funções:
- Ácido carboxílico (OH-C=O);
- Amina ().
Perceba que a molécula de aspartame possui as seguintes funções orgânicas que não estão presentes na fenilalanina:
- Amida: O=C-NH
- Éster: O=C-O
Veja mais sobre Funções Orgânicas em:
brainly.com.br/tarefa/38327223
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás