A degradação ambiental impõe custos de longa duração à economia, que resultam em perdas de produção e de capital humano. A poluição do ar e da água representam um pesado tributo, acarretando sérios problemas de saúde e até mesmo mortalidade prematura. Os impactos da poluição são particularmente adversos para os jovens, os idosos e os pobres.
O modelo atual de uso dos recursos no Brasil deveria estar no cerne das preocupações da nova equipe econômica, pois gera enormes passivos que comprometem a capacidade de proteger a população, e sobrecarregam as futuras gerações com escolhas que reduzem as opções de desenvolvimento.
A partir das reflexões do excerto acima e dos conteúdos sobre meio ambiente abordados no decorrer da disciplina, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas.
I. Na situação exposta no excerto, é possível aplicar a teoria da Curva Ambiental de Kuznets.
PORQUE
II. Observa-se no texto uma relação de perda econômica vinda da degradação ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
Alternativa IV
Explicação:
A Curva Ambiental de Kuznets (CAK) tem a mesma forma do “U invertido”, mas é aplicada para a área ambiental.
A CAK tem sido usada pelas pessoas que defendem o desenvolvimento econômico como uma prioridade em relação ao meio ambiente. A ideia básica é que o desenvolvimento só causa grandes problemas ambientais em suas etapas iniciais (no take off rostowniano). Porém, a partir de um certo ponto, o aumento da renda per capita e da educação levaria à uma menor degradação ambiental. Portanto, segundo o otimismo kuznetiano, altas doses de desenvolvimento seriam úteis não só para reduzir as desigualdades sociais, mas também para salvar a natureza.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.