" O iluminismo português foi um movimento tardio em relação a outras manifestações iluministas, por causa da predominância do ensino jesuítico nas universidades e nas escolas. Por isso, havia uma for resistência por parte de alguns intelectuais portugueses em relação às novas ideias filosóficas que estavam surgindo na Europa e penetravam em Portugal no final do séc. XVII. Essas ideias eram contrárias à e diferentes da tradição jesuítica. Além disso, algumas ideias eram consideradas subversivas pela Igreja Católica e, assim, criticadas pelos intelectuais. A formação do Iluminismo português foi, portanto, diferente da de outros países, como a França, em que as ideias racionalistas e da filosofia moderna já tinham se disseminado em alguns grupos."
O lluminismo em Portugal teve algumas características particulares, se comparado ao Iluminismo francês. Dentre essas características está o(a)
A. descontrole sobre a disseminação do liberalismo feito a partir do absolutismo monárquico português.
B. proliferação das ideias liberais a partir das universidades portuguesas que rompiam com a Igreja Católica.
C. disseminação das ideias iluministas francesas a partir de uma parceria entre as universidades e a Igreja Católica
D. fato de ter sido introduzido em Portugal através do despotismo esclarecido a partir da atuação do ministro marquês de Pombal
E.formação de clubes de debates nos cafés de Lisboa, como os frequentados pelo marquês de Pombal,que publicava clandestinamente suas obras.
Respostas
respondido por:
1
Letra D
De acordo com o texto, conclui-se que a introdução das ideias Iluministas se deu a partir do Despotismo Esclarecido, durante o reinado de D. José I, sob o comando do ministro de Estado marquês de Pombal. Isso significa que essas ideias foram aplicadas a partir da atuação do Estado e não necessariamente como um movimento surgidos a partir de setores intelectualizados que criticavam o Antigo Regime português.
Espero ter ajudado :')
mariazxy12:
muito obrigado jdhwbdjsf
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás