Com base em nosso livro didático e em nossas aulas, pode-se inferir que a imagem é um texto visual. Ao criar em design, é imprescindível que o profissional tenha repertório visual, que seja capaz de decodificar as referências imagéticas que lhe servem de base para a criação. Nesse sentido, a leitura de imagem é fundamental para que se possa compreender todas as informações contidas nas referências visuais. Existem diversas metodologias de leitura de imagem, uma delas é denominada de Fases do Desenvolvimento Estético. Essas fases foram desenvolvidas por Rossi (2009), baseada em pesquisas de Housen (1983) e Parsons (1992). Esse método conta com cinco fases: 1° descritivo narrativo, 2° construtivo, 3° classificativo, 4° interpretativo e 5° recreativo.
Respostas
Resposta:
1° Descritivo narrativo - caracteriza se pela observação obtida da imagem (fato) análise imediatista de uma obra ex.: escultura, pintura. etc...
2° O construtivo - gira em torno de como a imagem foi feita, qual técnica e quais materiais.
3° Classificativo - uma análise critica, a partir da sua classificação da obra, realizando ,ex.:. uma obra acadêmica, pintura, escultura ,mobiliário de acordo com o lugar, a escola, o estilo, o tempo e a proveniência.
4° Interpretativo - buscamos criar algum tipo de relação pessoal com a obra de arte. permitindo que interpretações da obra lentamente se revelam; linhas, forma e cor. Sentimentos e intuições precedem a percepção crítica.
5° O recreativo contempla todas as demais fases por meio de uma releitura, uma recriação da imagem analisada.
Um novo sentimento explorado
Explicação: