(ENADE 2013) De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerou uma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalização resulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.
Respostas
Resposta:
A primeira afirmativa é verdadeira, pois a globalização muda o modo como os países e sociedades se integram nas diversas áreas citadas.
A segunda afirmativa também é verdadeira, pois a globalização permite que a administração da empresa se encontre em um país e as fábricas em outro, que podem se mudar na medida em que as condições econômicas mudem.
A terceira afirmativa é falsa, pois a globalização exige a formação de mercados dinâmicos em todos os países, incluindo os emergentes.
A quarta afirmativa também é falsa, pois o multiculturalismo é a convivência de várias culturas diferentes em uma mesma sociedade formando uma coesão social multicultural, e não a disputa.
A quinta afirmativa é verdadeira, pois estes são alguns dos efeitos positivos da globalização, que precisa da segurança política da democracia para auxiliar o desenvolvimento do mercado.
Explicação:
Você não mandou as perguntas mas achei uma questão parecida espero que ajude!
Resposta:
ll.lll correto
Explicação:
Sobre globalização, avalie as afirmações a seguir.
I. É um fenômeno gerado pelo capitalismo, que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes. ERRADO
II. É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política. CERTO
III. Atinge as relações e as condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas. CERTO