• Matéria: Biologia
  • Autor: lucassf3739
  • Perguntado 4 anos atrás

1 – Quais as implicações do reconhecimento das principais fontes de energia de um ambiente (autóctone ou alóctone) para conservação dos diferentes ambientes?

Respostas

respondido por: alanmmatos
0

Resposta:

A Produtividade Primária Líquida (PPL) é a quantidade de energia solar, convertida pelas plantas, em matéria orgânica pela fotossíntese. Ela varia de acordo com a quantidade de fotossíntese feita por ambiente. Portanto, há ambientes com mais e outros com menos.

A fonte de energia chamada Matéria Orgânica (MO) autóctone é essencialmente produzida por algas e macrófitas aquáticas Já a MO alóctone, pode ser composta basicamente por detritos foliares, em ambientes como riachos e poças. Cerca de 90% da produção primária terrestre escapa da herbívora e se torna detrito. Por estarem em posição mais baixa na paisagem, esse detrito é facilmente carreado para os ecossistemas aquáticos.

Dessa forma, diminuindo ou retirando as duas principais fontes de energia acarretará em um número menor de populações. No caso de riachos, a redução da mata ciliar acarreta na redução da diversidade de populações e nutrientes nos rios. No caso de florestas, o desmatamento causa uma redução do número de plantas fotossintetizantes, levando assim, à uma PPL menor. Portanto, o fluxo de energia que vai passar para cada consumidor da cadeia será menor.  

Explicação:

Perguntas similares