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De acordo com Mannheim, uma sociedade democrática deve oferecer condições para que cada grupo possa sentir-se integrado a ela. Por isso que, para ele, a educação assume um caráter social. Cabe a ela compreender o grau de influências educativas que emanam das situações sociais de modo que seja possível construir elementos no ambiente social que favoreçam personalidades e atitudes desejáveis. Nesta medida, as instituições, as organizações e as relações entre as pessoas afetam a formação e a conduta do indivíduo. Elas podem representar, segundo Mannheim (1972), entre outras coisas, uma socialização autoritária ou uma submissão ao sistema de propriedade, do dinheiro e do desejo de possuir bens - base material do reconhecimento social.
Uma personalidade democrática, sustenta Mannheim (1972), baseia suas escolhas na busca do bem comum em conexão com as oportunidades de progresso individual. Uma sociedade democrática não aceitaria, por exemplo, a manifestação de um comportamento arrogante, típico da elite brasileira, que se vale de sua posição privilegiada na estrutura social, de seu capital social e da ilusão da naturalização das relações sociais, bem como dos signos sociais e culturais, para assegurar vantagens no acesso a recursos materiais e culturais.
Uma personalidade democrática, sustenta Mannheim (1972), baseia suas escolhas na busca do bem comum em conexão com as oportunidades de progresso individual. Uma sociedade democrática não aceitaria, por exemplo, a manifestação de um comportamento arrogante, típico da elite brasileira, que se vale de sua posição privilegiada na estrutura social, de seu capital social e da ilusão da naturalização das relações sociais, bem como dos signos sociais e culturais, para assegurar vantagens no acesso a recursos materiais e culturais.
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