Respostas
Resposta e explicação:
Anemia
- A anemia é um problema comum e acomete 30% da população mundial
- A doença prejudica a distribuição de oxigênio no corpo todo, afetando principalmente músculos, coração e sistema nervoso central
- Cansaço, falta de apetite, tontura, palidez e mãos e pés frios são alguns dos sintomas da condição
- Manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, carnes e ovos ajuda a evitar o problema
A anemia é uma condição caracterizada pela queda no conteúdo de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos no sangue. Isso pode ocorrer pela carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro (de longe o mais comum), zinco, vitamina B 12 e proteínas. Também pode ser consequência da perda de sangue ou de diferentes doenças ou condições adquiridas ou hereditárias.
Policitemia
A policitemia vera, também denominada policitemia rubra vera, consiste em um distúrbio mieloproliferativo crônico, consequente da multiplicação anormal de células progenitoras hematopoiéticas, que resulta especialmente, mas não somente, em excesso de eritrócitos, e também de plaquetas e alguns leucócitos. Esta superprodução de células sanguíneas impede que as células-mãe desempenhem suas funções corretamente.
A quantidade excessiva de eritrócitos torna o sangue mais espesso, resultando em hiperviscosidade, dificultando assim a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos. Contudo, o aumento do número de eritrócitos pode ocorrer muito antes de surgirem os sintomas. Habitualmente, as manifestações clínicas iniciam-se com cefaléia, fadiga, fraqueza, vertigem e falta de ar. Além disso, a visão pode encontrar-se turva ou destorcida, o paciente pode visualizar flashes ou apresentar manchas cegas.
Dentre outros sintomas, também é comum a presença de sangramento gengival, pletora (o paciente fica vermelho), especialmente na face e olhos congestos, vasos ingurgitados. Pode haver sensação de queimação nas mãos e pés e, em raros casos, dor óssea. Ao passo que o distúrbio progride, podem ocorrer hepatomegalia e esplenomegalia, resultando em dor abdominal.
Espero ter ajudado!!
Bons estudos!!