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A primeira Nobre Verdade refere-se a um sofrimento, conhecido em Pali como dukkha, caracterizado por uma dor multifacetada que se expressa tanto como tristeza, insatisfação, aflição, desilusão como desespero, podendo inclusivamente assumir formas subtis como o tédio ou uma sensação generalizada de que nada corresponde às expectativas. Dukkha é fruto do apego gerado do contacto entre os sentidos e uma diversidade de fenómenos, sejam eles internos ou externos, essencialmente impermanentes e, por conseguinte, incapazes de providenciar uma satisfação sustentável e duradoura.
A Segunda Nobre Verdade trata-se da constatação das causas de Dukkha;
A Terceira Nobre Verdade anuncia que há um caminho que leva ao fim do dukkha;
A Quarta Nobre Verdade detalha o caminho que leva ao Nibbana, a cessação de todo o sofrimento. O impulso volitivo que fomenta a vida, possibilitado pela força do apego, mantém todos os seres sencientes presos ao samsara, o ciclo de renascimento e morte. Atendendo à problemática do dukkha, o Buda propôs, como forma de colocar termo a esse ciclo, as Quatro Nobre Verdades como solução. Elas são, portanto, a soma de conhecimentos mais importantes que Sidarta Gautama alcançou durante a sua iluminação.
1- A realidade do Sofrimento
2- A realidade da Origem do Sofrimento
3- A realidade da Cessação do Sofrimento
4- A realidade do caminho (Magga) para a Cessação do Sofrimento