Respostas
Resposta:
O século XX foi um período que trouxe muitas mudanças e transformações que influenciaram fortemente as organizações, em seu comportamento e sua administração.
Explicação:
A Revolução Indústrial ocorrida na metade do século XX, caracterizou-se como o principal fato que impulsionou o surgimento das primeiras indústrias, através da criação das primeiras máquinas. Nesse longo período, dentre o surgimento do fenômeno da industrialização e dos países desenvolvidos ou industrializados, as empresas passaram a utilizar o método burocrático referente ao modelo centralizador, com ênfase na departamentização funcional. Com o modelo centralizador no topo da hierarquia, visava disciplinar e padronizar o comportamento. A teoria Clássica da Administração e o modelo burocrático que surgiu na medida exata para as organizações dessa época.
O modelo organizacional baseava-se em um desenho mecanístico típico de lógica do sistema fechado. As pessoas eram comparadas com as máquinas, consideradas como recursos de produção, surgindo também os primeiros departamentos de pessoal e logo após o departamento de relações industriais.
Após a Segunda Guerra Mundial, na era da Industrialização Neoclássica, o mundo começou a mudar mais rápido e intensamente. As transações comerciais passaram a ser mais constante, acentuando a competição entre as empresas.
O método burocrático e centralizador, passaram a ser rigoroso demais para acompanhar as mudanças e as transações do ambiente. As organizações optaram por modelos incentivador e inovador ajustando às mudanças e transformações. Surgem os departamentos de recursos humanos.
As organizações promoveu uma melhora, mas não o suficiente, pois não conseguia remover a rigidez da velha estrutura funcional e burocrática.
Na Era da Informação, onde ocorreu a integralização da tecnologia; televisão, telefone, computador, transformando a economia internacional em economia mundial e global, aumentando cada vez mais a competitividade entre as organizações. O capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento, do capital humano e do capital intelectual.
Percebe-se que o aumento do desemprego também ocorre por influência dessas mudanças, através da ausência de qualificação das pessoas e essas tendências estão afetando e continuarão a afetar a maneira pela qual as organizações utilizam as pessoas.
ESPERO TER TE AJUDADO