QUESTÃO 5
Saviani (1999) argumenta que as mudanças que ocorreram no trabalho pedagógico e que desembocaram na Escola Tecnicista estavam de acordo com as ocorridas no trabalho fabril. A Pedagogia Tecnicista foi teorizada com base no pressuposto da “neutralidade científica” e inspirada nos princípios de “racionalidade”, “eficiência” e “produtividade”. Na Pedagogia Tecnicista a organização do processo se converteu na garantia da eficiência, compensando e corrigindo as deficiências do professor e maximizando os efeitos de sua intervenção.
FREITAS, V. A. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.
Com base em seus conhecimentos sobre a pedagogia Tecnicista, avalie as afirmações a seguir.
I - Essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional.
II - Pedagogia Tecnicista propôs a reorganização dos processos de ensino e de aprendizagem de maneira que a educação se tornasse voltada para a abstração e reflexão.
III – A pedagogia Tecnicista tem como base a corrente filosófico-psicológica behaviorista/comportamentalista
As afirmações I, II e III são respectivamente.
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V
Alternativa 2:
F, F, V
Alternativa 3:
V, F, F
Alternativa 4:
V, V, F
Alternativa 5:
F, V, V
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA 1 VFV
Explicação:
Pag 164 e 165
Resposta:
Alternativa 1:
V, F, V
Explicação:
pg 164/165
1 -Verdadeira - Saviani (1999) argumenta que as mudanças que ocorreram no trabalho pedagógico e que desembocaram na Escola Tecnicista estavam de acordo com as ocorridas no trabalho fabril. A Pedagogia Tecnicista foi teorizada com base no pressuposto da “neutralidade científica” e inspirada nos princípios de “racionalidade”, “eficiência” e “produtividade”. Neste sentido, essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretende-se a objetivação do trabalho pedagógico.
2 Falso - Em outros termos, a Pedagogia Tecnicista propôs a reorganização dos processos de ensino e de aprendizagem de maneira que a educação se tornasse voltada ao útil, ao prático, ao “aprender fazer”, no lugar do “pensamento” e da “reflexão”. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico- psicológica behaviorista/comportamentalista.
3 Verdadeiro - Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico- psicológica behaviorista/comportamentalista