Ao analisar o processo de coesão e os mecanismos coesivos na construção de um texto, os estudos de Koch estabelecem a existência de duas modalidades de coesão: referencial e sequencial. Por meio desses recursos, o texto passa a ter articulação gramaticais entre as palavras, orações e frases, o que garante uma boa sequenciação dos eventos relatados.
Com base nisso, analise os fragmentos a seguir e assinale aquele que apresenta falhas relacionadas à coesão:
A.
Ana encontrou o gerente da loja com o seu irmão.
B.
Joana vendeu a casa. Depois que seus pais morreram, ela não quis ficar lá.
C.
É esta a árvore à cuja sombra sentam-se os viajantes.
D.
Antônio acha que a desonestidade não compensa, mas nem todos pensam assim.
E.
Imagina-se que existam outros planetas habitados. Essa hipótese se confirma pelo grande número de OVNIs avistados.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
Está correta
Resposta:A
Explicação:
Em "Ana encontrou o gerente da loja com o seu irmão", ocorre problema de coesão, estabelecendo a ambiguidade na frase. O duplo sentido acontece em relação à expressão "seu irmão", uma vez que não é possível saber se o irmão na frase é irmão de Ana ou irmão do gerente da loja.
As demais opções não apresentam problema de coesão. Em "Joana vendeu a casa. Depois que seus pais morreram, ela não quis ficar lá", a coesão ocorre por meio do pronome possessivo "seu". Em "É esta a árvore à cuja sombra sentam-se os viajantes", ocorre por meio do pronome relativo "cujas". Em "Antônio acha que a desonestidade não compensa, mas nem todos pensam assim", por meio do advérbio "assim". E em "Imagina-se que existam outros planetas habitados. Essa hipótese se confirma pelo grande número de OVNIs avistados", a coesão ocorre em função do grupo nominal "essa hipótese".