A inteligência pode ser definida como a capacidade de aprender, de entender e de se adaptar ao meio e às novas situações. Diz respeito à um agrupamento de habilidades, ou ainda, a um processo global que envolve várias habilidades.
CEREZUELA, Cristina. Diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica. Maringá-PR: UniCesumar, 2021.
Sobre inteligência e os processos cognitivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as proposições falsas e depois escolha a alternativa que corresponda a sequência correta.
( ) A inteligência é inata ao indivíduo, é uma estrutura global.
( ) A eficiência cognitiva está contida no conceito de inteligência.
( ) A cognição é uma rede de interligações que servem à intelectualidade.
( ) Ter uma defasagem cognitiva significa que o sujeito tenha uma deficiência intelectual.
( ) Ter deficiência intelectual não compromete o processamento cognitivo.
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, F, V
Alternativa 2:
V, V, V, F, F
Alternativa 3:
F, V, V, F, F
Alternativa 4:
V, V, V, V, V
Alternativa 5:
F, F, V, F, F
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
V, V, V, F, F
Explicação:
Pág: 40 livro didático
A inteligência é inata ao indivíduo, é uma estrutura global e de pouco modificabilidade, como já estudamos, faz parte do acordo com Jorge Visca (1987) do obstáculo epistemológico. Chamamos a atenção, neste momento, para que, apesar da pouca modificabilidade intelectual, nós vamos nos fundamentar na possibilidade da modificabilidade cognitiva. Se você respondeu que a eficiência cognitiva está contida no conceito de inteligência, você acertou. A cognição é uma rede de interligações que servem à intelectualidade. Ter uma defasagem cognitiva não significa que o sujeito tenha uma deficiência intelectual, mas sim, que uma ou algumas redes podem estar comprometidas, interferindo no desempenho do funcionamento. Contudo, o inverso pode acontecer. Isto é, a deficiência intelectual pode comprometer o processamento cognitivo.
Resposta:
V, V, V, F, F
Explicação: