Descreva a importância do trabalho psicomotor com crianças na fase escolar por meio de um texto com no mínimo 15 linhas
Respostas
Resposta:
a psicomotricidade, demonstrando a sua importância no desenvolvimento de crianças na educação básica, bem como identificando atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos.
O presente artigo tem por objetivo problematizar a Psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças da Educação infantil. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Esse estudo irá definir a Psicomotricidade, demonstrando a sua importância no desenvolvimento de crianças na educação básica, bem como identificando atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, trabalhando as dificuldades de aprendizagem, proporcionado o atendimento de crianças que necessitam de atividades psicomotoras para o seu desenvolvimento cognitivo, físico e neurológico. A Psicomotricidade promove no ambiente escolar um ambiente de inclusão e possibilita o desenvolvimento do conhecimento de forma construtiva, trabalhando com as crianças o seu desenvolvimento integral dentro do processo de aprendizagem.
Em uma sociedade composta pela diversidade e pluralidade, a Psicomotricidade é uma técnica que tem como estudo o corpo em movimento, desenvolvendo aspectos cognitivos e motores, desenvolvendo o processo de aprendizagem de forma contínua e globalizada, centralizando o seu objetivo em resolver problemas relacionados a disfunções, patologias, educação, aprendizagem e outros.
É na Educação Infantil onde há a necessidade de trabalhar as áreas da Psicomotricidade, aproveitando experiências vividas pelas crianças como meio para o aprofundamento das suas etapas de desenvolvimento, dessa forma se faz necessário que seja trabalhado com as crianças o processo atrativo e psicoativo.
É fundamental que haja a compreensão por parte dos educadores sobre os fenômenos que os envolve, a maneira adequada e efetiva de se trabalhar com o desenvolvimento da psicomotricidade, principalmente de crianças de educação infantil e séries iniciais.
A prática psicomotora deve ser entendida como um processo de ajuda que acompanha a criança em seu próprio percurso maturativo, que vai desde a expressividade motora e desenvolvimento até o acesso à capacidade de descentralização.
Dessa forma, com o intuito de destacar a importância da temática proposta, este estudo trouxe como problemática: “a Psicomotricidade pode ser um método diferencial se usado na educação para alunos com dificuldades de aprendizagem?”. Este estudo teve como objetivo geral entender a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil voltada para os alunos com dificuldades de aprendizagem. Pautado nesse propósito, dividiu-se em três capítulos os objetivos específicos. No primeiro capítulo, realizou-se uma análise histórica sobre a Psicomotricidade. No segundo capítulo, objetivou-se apresentar a relação entre a Psicopedagogia e a Psicomotricidade. No terceiro capítulo, objetivou-se escrever a utilização da Psicomotricidade na Educação Infantil.
O estudo foi desenvolvido de acordo com o delineamento de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Segundo Gil (2002), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos, teses e dissertações. Foram utilizados como fontes livros, periódicos, artigos científicos e bases de dados, considerando como base os autores como Freire, Vygostky, Wallon, entre outros que contemplaram o tema.