[...] Os países da América Latina possuem um passado [...] em comum. [...] A maioria dessas atuais nações serviu às suas metrópoles e teve suas economias voltadas à exportação, o que impediu a constituição de um mercado interno consolidado e causou prejuízos que permanecem até os dias atuais. Essa característica [...] diferencia expressivamente a América Latina da América Anglo-saxônica. [...]
.
Com base nesse texto, a denominação América Latina tem relação com
a constante ocorrência de desastres naturais.
a participação expressiva em grandes guerras.
a ruptura com o sistema socialista nessas nações.
o clima predominante nessa porção do continente.
o tipo de colonização implementada nesses países.
Respostas
Resposta:
E o tipo de colonização implementada
Explicação:Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.
Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes. Em suma, as riquezas produzidas permaneciam no país. Essa característica foi de fundamental importância para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem grandes nações, sendo o primeiro a maior potência mundial.
Diante das considerações apresentadas, fica claro que o fator determinante para o desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países americanos está ligado a fatos históricos. A forma de ocupação é raiz das condições atuais dos países do continente.
Com base no texto referido, a denominação América Latina tem relação com o que está apresentado na letra E) o tipo de colonização implementada nesses países.
A América é divida em América Latina e América Anglo-Saxônica por conta dos povos que foram responsáveis por sua colonização. A influência cultural dos povos colonizadores promoveu diferenças entre as variadas regiões do continente, como as diferentes línguas usadas na comunicação.
Essa divisão também acontece pois a América Anglo-Saxônica, que é composta por países constituídos de povos anglo-saxões, possui maior Índice de Desenvolvimento Humano e melhor qualidade de vida em relação à América Latina, que é formada pelos povos latinos (que possuem a língua originada do latim) e que possui países subdesenvolvidos e de qualidade de vida mediana ou precária.
Os países que compões a América Anglo-Saxônica são Canadá e Estados Unidos, que são dois dos países mais desenvolvidos do planeta, enquanto a América Latina é constituída de países como Argentina, Brasil, Peru, Equador, Guiana Francesa, entre tantos outros, que possuem dificuldades econômicas e sociais.
Veja mais sobre a América Anglo-Saxônica em:
https://brainly.com.br/tarefa/27331419