Respostas
Resposta:
as usinas termoelétricas são construídas mais rapidamente do que as hidrelétricas, o que pode significar uma solução em situações de crise; Instalação: a usina termoelétrica pode ser instalada em regiões habitadas, sem causar problemas.
Resposta:
Agilidade: as usinas termoelétricas são construídas mais rapidamente do que as hidrelétricas, o que pode significar uma solução em situações de crise;
Instalação: a usina termoelétrica pode ser instalada em regiões habitadas, sem causar problemas. Isso contribui diretamente para a redução de custos com linhas e torres de transmissão de energia elétrica;
Gás natural: este combustível fóssil menos poluente pode ser utilizado pela usina termoelétrica para gerar a eletricidade que será distribuída;
mineral: como o Brasil possui este combustível em abundância, é possível explorá-lo com eficácia dentro de uma usina termoelétrica;
Alternativa: para países carentes de territórios propícios para instalação de hidrelétricas, as usinas termoelétricas são uma eficaz alternativa para a geração e distribuição de energia elétrica.
Desvantagens da usina termoelétrica
Impacto ambiental: por utilizar muitos combustíveis fósseis, a usina termoelétrica libera grandes quantidades de poluentes no meio ambiente, o que pode agravar o efeito estufa;
Custo final: em geral, a energia elétrica gerada em usinas termoelétricas é mais cara por causa dos combustíveis fósseis e quem paga esta diferença é o consumidor.
já as usinas hidrelétricas:
1. Hidreletricidade é uma fonte renovável de energia.
A hidreletricidade usa a energia da água corrente, sem reduzir sua quantidade, para produzir eletricidade. Portanto, todos os empreendimentos hidrelétricos, de pequeno ou grande porte, a fio d’água ou de armazenamento, enquadram-se no conceito de fonte de energia renovável.
2. A hidreletricidade viabiliza a utilização de outras fontes renováveis.
3. A hidreletricidade promove a segurança energética e a estabilidade dos preços.
4. A hidreletricidade contribui para o armazenamento de água potável.
5. A hidreletricidade aumenta a estabilidade e a confiabilidade do sistema elétrico.
6. A hidreletricidade ajuda a combater mudanças climáticas.
7. A hidreletricidade melhora o ar que respiramos.
As usinas hidrelétricas não produzem poluentes do ar. Muito freqüentemente, elas substituem a geração a partir de combustíveis fosseis, reduzindo assim a chuva ácida e a fumaça. Além disso, os empreendimentos hidrelétricos não geram subprodutos tóxicos.
8. A hidreletricidade oferece contribuição significativa para o desenvolvimento.
As instalações hidrelétricas trazem eletricidade, estradas, indústria e comércio para as comunidades, desenvolvendo assim a economia, ampliando o acesso à saúde e à educação, melhorando a qualidade de vida. A hidreletricidade é uma tecnologia conhecida e comprovada há mais de um século. Seus impactos são bem compreendidos e administráveis, mediante medidas de mitigação e compensação de danos. Ela oferece um vasto potencial e está disponível onde o desenvolvimento é mais necessário.
9. Hidreletricidade significa energia limpa e barata para hoje e amanhã.
Com um tempo médio de vida de 50 a 100 anos, os empreendimentos hidrelétricos são investimentos de longo prazo que podem beneficiar diversas gerações. Eles podem ser facilmente atualizados para incorporar tecnologias mais recentes e têm custos muito baixos de operação e manutenção.
10. A hidreletricidade é um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável.
Os empreendimentos hidrelétricos que são desenvolvidos e operados de forma economicamente viável, ambientalmente sensata e socialmente responsável, representam desenvolvimento sustentável em sua melhor concepção. Isto é, “desenvolvimento que atende hoje às necessidades das pessoas, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades” (Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987).
Explicação:
Espero ter ajudado!