Sistema Agrícola do Rio Negro
O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro é entendido como um conjunto estruturado, formado por elementos interdependentes: as plantas cultivadas, os espaços, as redes sociais, a cultura material, os sistemas alimentares, os saberes, as normas e os direitos. Sua inscrição no Livro de Registro dos Saberes foi realizada em 2010. As especificidades do Sistema são as riquezas dos saberes, a diversidade das plantas, as redes de circulação, a autonomia das famílias, além da sustentabilidade do modo de produzir que garante a conservação da floresta.
Esse bem cultural está ancorado no cultivo da mandioca brava (Manihot esculenta) e apresenta, como base social, os mais de 22 povos indígenas, representantes das famílias linguísticas Tukano Oriental, Aruak e Maku (não identificadas), localizados ao longo do rio Negro [...]
O Sistema acontece em um contexto multiétnico e multilinguístico em que os grupos indígenas compartilham formas de transmissão e circulação de saberes, práticas, serviços ambientais e produtos. É possível identificá-lo, uma vez que ele é elaborado, constantemente, pelas pessoas que o vivenciam.
SISTEMA Agrícola do Rio Negro. IPHAN, s.d. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2021. Fragmento.
O Sistema Agrícola do Rio Negro, descrito nesse texto, é um patrimônio histórico imaterial considerado
um conhecimento.
um objeto arqueológico.
uma expressão.
uma paisagem.
(coloquei como GEOGRAFIA mas é CIÊNCIAS)
G070292F5
Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2021.
Essa imagem retrata uma modificação nas moradias da comunidade ribeirinha necessária para
ampliar a área destinada ao cultivo.
evitar os impactos das cheias.
minimizar a ação das marés.
suportar os abalos sísmicos.
Respostas
Resposta:
letra a
Explicação:
confia, coloquei no meu e tava certo
O Sistema Agrícola do Rio Negro, descrito no texto apresentado, é um patrimônio histórico imaterial considerado o que está posto na letra A) um conhecimento.
De acordo com o texto, o Sistema Agrícola do Rio Negro é considerado um conhecimento pois ele é um conjunto estruturado de elementos interdependentes que são fundamentais para um povo, como saberes, direitos, regras, alimentos, entre outros.
O Sistema se dá por meio do compartilhamento de informações entre grupos indígenas. Essa transmissão acontece de maneira constante e é essencial às pessoas que o vivenciam.
Resumidamente, o Sistema Agrícola do Rio Negro é tido como um bem cultural dos povos indígenas, se caracterizando assim como um conhecimento próprio da cultura.
Veja mais sobre bem cultural:
https://brainly.com.br/tarefa/38748086