Responda as questões abaixo:
1-Por que é equivocado dizer que a República Oligarquica é a mesma coisa que a República do Café com Leite?
2-Como se caracterizou a Política Externa brasileira durante a República Velha?
3-O que propunha o Movimento Modernista na Primeira República?
4-Qual era a contradição de Vargas ao lutar do lado das forças democráticas durante a Segunda Guerra Mundial estando o Brasil em pleno Estado Novo?
5-Como se caracterizou a Política Externa brasileira durante a Era Vargas?
Por favor me ajude..
Respostas
Resposta:
1. República Velha e Rebelião da República Velha, as contradições e as varias possibilidades da velha república, a presidência de Deodoro, Floriano Peixoto, Revolta da armada, dominio oligárquico, consolidando a rapública do café.
2. Soberania. O Brasil acredita que cada Estado deve ter autoridade para governar dentro de seu território e na relação com os demais Estados.
Autonomia. ...
Desenvolvimento Nacional. ...
Não-intervenção.
3.O Modernismo no Brasil teve início na primeira metade do século XX. O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922. O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.
4.Entre 1939 e 1945, aconteceu o maior conflito da história da humanidade, que contou com o envolvimento de Reino Unido, Estados Unidos, União Soviética, Alemanha, Japão e Itália como protagonistas. A participação brasileira na guerra deu-se a partir de 1942, com o rompimento das relações diplomáticas com o Eixo e o envio de tropas em junho de 1944. O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar soldados sob sua bandeira para a guerra.
5.O QUE É A POLÍTICA EXTERNA?
O mundo hoje conta com mais de 190 países que se relacionam de forma pensada e planejada, de acordo com seus interesses e objetivos. Esse planejamento é chamado de política externa. A política externa é uma política pública, ou seja, um conjunto definido de medidas, decisões e programas utilizado pelo governo de um país. O objetivo desa política é projetar e direcionar suas ações políticas no exterior.
Uma política externa pode ter objetivos concretos, por exemplo, visando negociações ou o estabelecimento de acordos comerciais. Mas, pode também ter objetivos abstratos, como uma aproximação política e cultural, por exemplo, pela formação de fóruns de diálogo e encontros simbólicos. Além disso, a Política Externa pode ser pensada:
Bilateralmente – ou seja, como um país se relacionará com outro país específico;
Multilateralmente – considerando a participação do país em organizações e fóruns internacionais.
São diversos os atores que podem participar da Política Externa. Desde representantes oficiais do governo – diplomatas e o próprio Presidente da Republica -, até representantes não oficiais como empresas, a mídia nacional e atores de televisão. Em geral, qualquer pessoa ou entidade que atue no exterior em nome do país pode ser considerada como um ator da Política Externa. No entanto, são os diplomatas – e o Ministério das Relações Exteriores – os principais atores designados . Eles pensam, planejam e executam as ações do país no plano internacional. São o braço direito do governo federal em assuntos externos.
Já conhece as características da globalização? Confira!
POLÍTICA EXTERNA, DIPLOMACIA, OU RELAÇÕES INTERNACIONAIS?
Apesar de interligados, política externa e diplomacia não são sinônimos. E os dois conceitos diferem também de relações internacionais. As relações internacionais correspondem a uma ideia geral de como um país se relaciona com os demais países e instituições no sistema internacional. Já a Política Externa e a diplomacia são conceitos mais específicos, que correspondem aos objetivos e interesses de determinado país no exterior.