• Matéria: História
  • Autor: pf65172
  • Perguntado 4 anos atrás

me ajudem pfv pfv pfv pfv​

Anexos:

Respostas

respondido por: giovannna891
1

Resposta:

Atualmente o movimento feminista busca a igualdade de gênero entre mulheres e homens, ou seja, o movimento busca alcançar a igualdade salarial entre os gêneros, busca fazer a justiça ser igual para todos, entre outros Explicação:

respondido por: Sashinhabraus
0

Movimento feminista

Ao se aprofundar na história do movimento, é muito comum encontrar termos diferentes como feminismo radical, feminismo liberal e ondas do feminismo. Isso acontece em função dos diversos marcos históricos que a luta teve.

Com a consolidação do capitalismo e o crescimento da desigualdade de gênero, as demandas das mulheres se tornaram diferentes. Afinal, a luta de uma mulher burguesa não era a mesma de uma mulher da periferia, assim como o combate contra o machismo não é o mesmo nos Estados Unidos e na França.

Isso quer dizer que, em cada canto do mundo, diferentes histórias começaram a se desenvolver, dando base para a criação de várias vertentes do feminismo — que explicaremos um pouco mais à frente.

Para esclarecer como o movimento surgiu e quais foram seus principais marcos, a academia desenvolveu conceitos para nomear cada era do feminismo, separando por data e objetivo de luta. Assim, essas eras foram chamadas de ondas e são estudadas até hoje.

Movimento que busca a igualdade e equidade entre os gêneros, desenvolvendo-se como uma estratégia filosófica, política e social que luta pelos direitos das mulheres.

No entanto, para entender o conceito, é preciso retomar alguns dados históricos. Ao longo da consolidação das nações e do capitalismo, o homem foi ganhando um espaço de destaque na sociedade, tornando-se o grande responsável pelas famílias, empresas e indústrias.

Nesse sentido, as mulheres ocupavam cargos de menos destaque, cuidando das casas e filhos e, às vezes, desenvolvendo determinado trabalho informal, como artesanato, principalmente as famílias mais pobres. Assim, o mundo começou a crescer pautado em um sistema patriarcal, isto é, dando mais visibilidade para o homem.

Isso fez com que o sexo masculino tivesse mais oportunidades em relação a emprego, política, cultura, entretenimento, autonomia e segurança, enquanto as mulheres tinham menos privilégios por serem consideradas um “sexo frágil”.

Informações: Blog do Stoodi!

Perguntas similares