1. “Nada deve haver fora do Estado, acima do Estado e contra o Estado”. Esta frase foi dita por Benito Mussolini, chefe do Estado italiano entre 1922 e 1943 e ilustra o período chamado entre guerras (1919-1939), que se destacou pela ascensão de regimes totalitários. Sobre o fascismo na Itália é correto afirmar: *
a) O fascismo defendia um nacionalismo extremado, a subordinação do indivíduo ao Estado, o ódio às democracias e ao comunismo. Mussolini prometia que sob seu governo a Itália reviveria as glórias do Império Romano.
b) O fascismo de Mussolini na Itália tinha características muito próximas ao comunismo de Stálin como a defesa do fim da propriedade privada, de uma sociedade sem classes e de um governo popular.
c) No fascismo as ações individuais são valorizadas. Os fascistas também se caracterizavam pela defesa da vida intelectual e pela livre circulação da palavra. Eram contrários à censura e também aos sindicatos.
d) Os fascistas eram inimigos da Igreja Católica. Defendiam um estado completamente laico, livre de qualquer interferência religiosa ou militar e eram favoráveis à democracia representativa.
2. A seleção italiana de futebol foi campeã das Copas do Mundo de 1934 e 1938, período em que a Itália foi governada por Mussolini. Sobre a relação entre política e esporte durante o fascismo é correto afirmar que: *
1 ponto
a) O governo de Mussolini usou de diferentes estratégias para divulgar a ideologia fascista. O futebol foi uma delas. As vitórias nos campeonatos mundiais foram usadas como forma de propaganda política do governo fascista.
b) Os esportes eram incentivados na Itália para manter os jovens distraídos em uma época de instabilidade e conflitos sociais. As vitórias da Itália nas duas copas do mundo decorrem unicamente dos esforços dos atletas e não se relacionam com a política do período.
c) Mussolini tentou impedir a realização das duas copas do mundo. A vitória da seleção italiana foi um duro golpe no fascismo contribuindo para o seu declínio anos mais tarde.
d) O futebol só passou a ser valorizado na Itália graças a Mussolini que antes de governar o país também tinha sido jogador de futebol. Muitos jovens foram dispensados do serviço militar por conta disso.
Respostas
Resposta:
1. A
2. A
Explicação :
Vai q tá certo
(o zoro sola
1) Durante o período entre guerras, a ascensão dos regimes totalitários, como o fascismo na Itália, teve como característica a subordinação do indivíduo ao estado.
A alternativa (a) descreve corretamente a subordinação do indivíduo ao Estado no fascismo italiano.
Através do totalitarismo, o fascismo italiano subordinava o indivíduo ao Estado, fazendo com que os interesses pessoais fossem deixados de lado em prol dos interesses da nação.
O Estado fascista exercia tanto controle sobre as pessoas que todas elas eram fichadas e rigidamente controladas pela polícia política. Qualquer mínimo deslize ou suspeita era suficiente para o indivíduo que o indivíduo fosse levado a prestar contas para o Estado.
2) A relação entre política e esporte durante o fascismo italiano,está no fato de que o Estado fazia o uso do esporte para demonstrar a força de sua nação. Este mecanismo sempre foi utilizado para manipular as massas, durante regimes autoritários ou não.
A alternativa (a) relaciona corretamente política e esporte durante fascismo italiano.
Mesmo não sendo um simpatizante do futebol, Mussolini utilizou o esporte para criar uma imagem mais popular e positiva de proximidade com o povo italiano. Na década de 1920, houve todo o esforço do governo para que a seleção italiana de futebol se tornasse um destaque mundial.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/11413142