2- "Os meninos eram apartados de casa quando faziam 7 anos. O Estado 10 se encarregava de treiná-los como guerreiros. Não qualquer guerreiro. Eles seriam soldados espartanos, os militares mais capacitados, temidos, odlados e perfeitos da Antiguldade. Mas qual era o segredo da cidade para forjar militares tão formidáveis? A origem da tradição talvez resida nas Leis de Licurgo, legislador do século 8 a.C. que deixou um código determinando praticamente tudo na vida de um espartano." As cidades- Estado tinham bastante autonomia e estruturas próprias de organização social política. Quais contrapontos a esse parágrafo a cidade de Atenas apresenta? Quem foram e o que formularam seus legisladores? Qual o foco do cotidiano ateniense? Construa um parágrafo comparativo.
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Resposta:
Diferente de Esparta, a cidade-estado de Atenas caminhou o foco do seu cotidiano para longe da atividade militarista. Nessa polis tem a maior presença da atividade comercial e ela é conhecida justamente pela democracia, ou seja, o poder na mão do povo, embora a democracia ateniense não fosse de fato para "todos", ainda sim apresenta evolução política. Dentro desse cenário tiveram diversos legisladores, como Drácon, que era um eupátrida e trouxe a lei escrita, configurando a importância da regra, além dele, teve Sólon, que foi em busca do fim da escravidão, como também um incentivo a migração. No governo de Sólon vemos estruturas como a "Bulé" que era um conselho formado por 400 membros que administravam a cidade. Todavia, nem tudo em Atenas era belo, houve um período de instabilidade com o legislador Psístrato, ele trouxe diversas obras públicas. E por fim, teve Clístenes, esse legislador veio com a ideia de um representante de cada tribo. Ao levar em consideração essas informações, entende-se que a civilização ateniense valorizava a filosofia e as artes em geral, a presença do ensino, e uma política desenvolvida aos poucos.