Ao final da guerra, os espaços urbanos e rurais dos países europeus estavam desestruturados em termos de produção, habitação e circulação. A produção, voltada para uma economia de guerra por quase seis anos, encontrava-se totalmente desorganizada e os países estavam endividados.
Os Estados Unidos foram os grandes beneficiados por essa desestruturação, pois, durante a guerra e por um longo período após seu término, constituíram-se no principal fornecedor de mercadorias e capital para os países europeus envolvidos no conflito.
A então União Soviética foi a outra grande vencedora. Recuperou territórios e estendeu sua influência a todo o Leste Europeu e à parte oriental da Alemanha.
Os acordos de guerra, a implantação do socialismo no Leste Europeu e a perspectiva de sua expansão para outros países do mundo colocaram em lados opostos a União Soviética e as demais potências vencedoras (Estados Unidos, França e Reino Unido), mas com o enfraquecimento das potências europeias (Reino Unido, França e Alemanha), o mundo passou a se estruturar a partir de dois polos opostos. Foi o período marcado pela Guerra Fria, no qual Estados Unidos e União Soviética se consolidavam como superpotências na disputa de áreas de influência pela hegemonia política no mundo.
4 - O que significam as expressões “países alinhados com os EUA”, “países alinhados com a URSS” e “países não alinhados”? *
a) Do ponto de vista político-econômico, os Estados Unidos são os representantes do modelo capitalista, enquanto a União Soviética estruturava-se de acordo com o modelo socialista.
b) Por trás das ações militares estadunidenses há interesses econômicos, entre eles o de favorecer as grandes corporações multinacionais dos Estados Unidos. Há também o desejo de enfraquecer a liderança política e econômica de países exportadores de petróleo.
c) Significam os países que passaram a ter uma relação político-militar e econômica mais estreita com uma ou com outra potência e começaram a ser influenciados ou até mesmo dominados por ela. Ou, então, não se alinharam a nenhuma das duas potências.
d) O poder de veto é conferido aos cinco membros permanentes do conselho de segurança da ONU (CSNU). Neste sentido, é preciso a unanimidade de voto afirmativo ou de voto negativo dos países para aprovar ou reprovar qualquer deliberação no CSNU.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra A
Explicação:
Espero ter ajudado.
Está certo
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás