Respostas
Resposta:o primeiro deles é o de vivermos a democracia em sua plenitude. O fato é melhor compreendido pelos que viveram períodos ditatoriais. Por exemplo, o temor de uma Justiça parcial, como a vivida no período do Estado Novo, onde o Tribunal de Segurança Nacional julgava crimes políticos, ou no regime militar, os juízes tinham as garantias constitucionais suspensas.
Além disto, a Carta Magna fortaleceu as instituições jurídicas, magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública, fazendo com que hoje seja possível a prisão de poderosos, ainda que ocupem importantes cargos públicos ou possuam poderio econômico.
E mais. Pela primeira vez, reconheceu indígenas e quilombolas como parte integrante da nossa cultura e deu-lhes direitos, que devem e são, ainda que parcialmente, reconhecidos (artigo 215, § 1º). Protegeu o meio ambiente de forma explícita (artigo 225) e reconheceu e implementou os direitos do consumidor (artigo 30, inciso XXXII). Reconheceu o concurso público como regra geral de ingresso no serviço público (artigo 37, inciso II) e deu, de forma inédita nas nossas Constituições, realce à garantia dos direitos fundamentais (artigo 5º).
No entanto, nem tudo produziu bons resultados.
Explicação:Acho que seria isso