1. O “Bill of Rights” (Declaração de Direitos de 1689) foi elaborado pelo Convention Parliament, constituído depois da fuga do rei Jaime II por causa da chegada das tropas de Guilherme III em território britânico. Ou seja, foi um documento que resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra do século XVII e que se caracterizou: *
1 ponto
a) pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos, propondo limitações às ações da monarquia perante o Parlamento e a definição da sucessão da Coroa.
b) pela intensa consolidação de uma república social, que estendeu aos “niveladores” e “escavadores” todo e qualquer privilégio que antes só pertencia ao seleto grupo da aristocracia proprietária.
c) pelo intenso e complicado confronto entre o severo absolutismo da dinastia Stuart e as inovadoras ideias dos membros do Parlamento, somente concluído com a execução de Henrique VIII.
d) pela rápida e essencial aproximação econômica entre a grande burguesia comercial-manufatureira e o pequeno grupo da nobreza dos cercamentos, configurada durante a Revolução Gloriosa.
e) pelo rápido avanço dos setores católicos na economia industrial, em detrimento dos puritanos, mantenedores da ordem feudal e também da monarquia absolutista
Leia o trecho abaixo e responda à questão seguinte.
“[...] Antes éramos governados por um rei, lordes e comuns, agora o somos por um general, uma corte marcial e a Câmara dos Comuns; e peço que me digais onde está a diferença! [...]”
Panfleto Leveller. In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
2. O trecho do panfleto distribuído à época da Revolução Puritana apresenta, ao mesmo tempo, as mudanças políticas decorrentes do processo revolucionário e a manutenção do afastamento da massa popular do poder. Em relação a esse processo revolucionário é INCORRETO afirmar: *
1 ponto
a) que após a execução de Carlos I os exércitos de Cromwell decretaram o fim da monarquia inglesa e a proclamação de um governo republicano.
b) que se estabeleceu uma grandiosa guerra civil em que as tropas da realeza enfrentavam as frentes populares armadas, que lutavam bravamente pelo Parlamento.
c) que os moderados foram excluídos do parlamento após a instauração da República e Oliver Cromwell foi aclamado como presidente do novo Conselho de Estado ou Commonwealth.
d) que o início do conflito se deveu ao fato de Carlos I recusar-se a fechar o Parlamento, mesmo que seus conselheiros tenham indicado existir aí um foco de tensão.
Respostas
Resposta:
1= a
a) pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos, propondo limitações às ações da monarquia perante o Parlamento e a definição da sucessão da Coroa.
2= d
d) que o início do conflito se deveu ao fato de Carlos I recusar-se a fechar o Parlamento, mesmo que seus conselheiros tenham indicado existir aí um foco de tensão.
Explicação:
1) letra A. O “Bill of Rights” (Declaração de Direitos de 1689) foi um documento que resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra do século XVII e que se caracterizou pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos, propondo limitações às ações da monarquia perante o Parlamento e a definição da sucessão da Coroa. Entre essas limitações, destaca-se o fato de a Coroa não poder cobrar impostos sem o consentimento parlamentar, não poder interferir nas eleições parlamentares e não poder suspender leis sem a anuência parlamentar.
2)letra D, que diz que o início da Revolução Puritana se deveu ao fato de Carlos I recusar-se a fechar o Parlamento, mesmo que seus conselheiros tenham indicado existir aí um foco de tensão. O que motivou o conflito foi justamente o contrário, pois, durante uma década, Carlos I da Inglaterra reinou sem parlamento.
Resposta:
a d
Explicação:
fiz no class