(Esal-MG-modificada) Os alquenos são obtidos em quantidades industriais principalmente pelo craqueamento (degradação a altas temperaturas) do petróleo. Esses compostos apresentam grandes utilidades como intermediários químicos: "etileno", na síntese do álcool etílico, do óxido de etileno e dos alquenos superiores; "propileno", na síntese do óxido de propileno e 1,2-dicloropropano; e os alquenos
(C8─ C12) na obtenção de detergentes. Tricloroetileno e tetracloroetileno são usados em grandes quantidades como solventes para limpeza. As fórmulas estruturais dos três haletos mencionados (1,2-dicloropropano; tricloroetileno e tetracloroetileno), respectivamente, é dada por:
Respostas
Resposta:
LETRA E
Explicação:
1,2-dicloropropano
Primeiro, o composto contém dois átomos de cloro (dicloro) e eles precisam estar no primeiro e no segundo carbono por ser uma espécie de propano e, logo, conter somente três carbonos na cadeia principal.]
tricloroetileno
Neste, o composto contém três átomos de cloro (tricloro) e dois deles estarão no mesmo carbono, já que "etileno" é o nome usual para o etano que contém somente dois carbonos; a ligação dupla dá-se pela presença do "etilENo", o "en" indica este tipo de ligação.
tetracloroetileno
Já neste, o composto contém quatro átomos de cloro (tetracloro) e terão dois deles em cada carbono, já que "etileno" é o nome usual para o etano que contém somente dois carbonos; a ligação dupla dá-se pela presença do "etilENo", o "en" indica este tipo de ligação.
Logo, estas formulas estruturais estão contidas na alternativa E.