A arte egípcia era movida, basicamente, por um único tema: a vida após a morte. Para essa civilização, a morte não era um fim, mas, sim, um processo no qual a alma se desprendia do corpo físico. No campo da escultura, diversas estátuas foram criadas em ouro e dispostas nas tumbas dos faraós, a fim de acompanhá-los durante a sua passagem da morte. Algumas das esculturas, inclusive, mesclavam o corpo do faraó à cabeça de um deus, evidenciando o caráter divino. Considerando as esculturas que retratam o rosto dos chefes de estado, assinale a alternativa correta.
A)As esculturas tentavam evidenciar o traço físico mais marcante do faraó.
B)As esculturas transmitiam o ideal de beleza da época.
C)As esculturas traziam dinamismo e ternura.
D)As esculturas tentavam reproduzir as características do faraó de modo mais próximo ao real.
E)As esculturas traziam rigidez formal e transmitiam impassibilidade.
Respostas
Resposta:
letra d
Explicação:
estou com um pouco de pressa pra fazer prova mas espero ter ajudado
A escultura egípcia e a arte de um modo geral eram influenciadas pela concepção espiritual da civilização, onde predominava a temática mortuária, pois a crença na vida após a morte motivava a construção de tumbas, vasos e estatuetas, as estatuetas procuravam reproduzir o faraó de modo mais próximo da realidade. A resposta correta é a letra D.
O Egito Antigo
A civilização egípcia desenvolveu sua arte em torno de suas crenças religiosas, produzindo diversas peças que tinham todo um significado especial, principalmente em relação a representação dos deuses e dos faraós, onde a característica principal que compunha as obras, era justamente a aproximação da realidade.
A ideia de vida após a morte também fez parte da composição artística onde diversos elementos foram criados para enfeitar as tumbas e acompanhar o falecido durante o processo de reencarnação a qual o povo egípcio acreditava.
O modo de construção das tumbas variou ao longo do tempo, as primeiras tumbas buscavam reproduzir fielmente a moradia das autoridades de grande prestigio, já as pessoas menos providas de recursos eram enterradas em construções mais simples, o que leva aos estudiosos a obterem a uma ideia sobre o prestigio social do indivíduo.
À medida que o Egito sofreu invasões estrangeiras a arte começou a misturar-se e muito do padrão egípcio original transformou-se em uma mistura de referências.
Saiba mais sobre o Egito em: brainly.com.br/tarefa/6547008
#SPJ2