Respostas
Resposta:
As articulações são classificadas conforme o grau de mobilidade que oferecem. São três tipos:
Sinartrose: São as articulações fibrosas, localizadas entre um osso e outro, caracterizadas por serem inflexíveis. Exemplos: a articulação do crânio (sutura), dos dentes e do maxilar, da tíbia e a fíbula.
Anfiartrose: São articulações semi-móveis, flexíveis e cartilaginosas. Exemplos: ossos do quadril e vértebras.
Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.
Algumas das articulações:
Articulações do ombro permitem os movimentos de deslizamento, adução e abdução, flexão e extensão, rotação e circundação; Articulações do cotovelo possibilitam movimentos de flexão e extensão; Articulações do punho e mão permitem movimentos de adução, abdução, flexão, extensão e deslizamento. Em conjunto, são responsáveis pela movimentação do punho e dos dedos; Articulações do quadril: os movimentos realizados pela coxofemoral são abdução e adução, flexão e extensão, rotação e circundação; Articulações do joelho realizam movimentos de deslizamento, flexão e extensão; Articulações da coluna vertebral: o movimento entre duas vértebras é considerado pequeno, porém, em conjunto, representam movimentos de grande amplitude.
OBS : SE TIVER CERTA COLOCA COMO A MELHOR RESPOSTA . SE QUISER .BLZ