01. D. Pedro II foi o líder que mais tempo ficou à frente do governo brasileiro. Contudo, os últimos vinte anos do seu governo foram marcados por uma série de crises que contribuíram para a queda da monarquia. Nesse sentido, explique os principais motivos que contribuíram para a queda desse regime político no Brasil no final do século XIX.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O fim da monarquia no Brasil foi resultado do desgaste dessa forma de governo com os interesses da elite política e econômica do país. Sua queda ocorreu por meio de seu rompimento com três importantes grupos do país: a Igreja (fator menos relevante), o Exército e a elite escravocrata.
O grupo que teve maior envolvimento com esse fim foi o Exército. Insatisfeito com a monarquia desde o fim da Guerra do Paraguai, os militares começaram a conspirar contra ela. Assim, em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca, liderando tropas militares, destituiu o Gabinete Ministerial, e, no decorrer desse dia, José do Patrocínio proclamou a República no Brasil.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás