A expansão de terras é um acontecimento histórico no espaço rural? Se não me diga uma delas
Respostas
Resposta:
Sim
Explicação:
As condições naturais do território brasileiro favorecem o desenvolvimento de uma atividade agropecuária em larga escala.
Com um relevo predominantemente plano, uma significativa diferenciação climática e sendo detentor das maiores reservas de água doce conhecidas, o Brasil se consolidou no mercado internacional como um dos grandes produtores de grãos, carnes e bioenergia do mundo contemporâneo.
Essa trajetória da agropecuária nacional, embora tenha seu desenvolvimento ligado a condições naturais favoráveis, é, igualmente, indissociável dos condicionantes históricos, políticos, sociais e geográficos que traçaram o processo de construção do espaço rural brasileiro.
espaço rural brasileiro começa efetivamente a se estruturar a partir da introdução da monocultura da cana-de-açúcar, na Região Nordeste, no Século XVI (VALVERDE, 1985).
Destinada ao mercado externo, essa lavoura era cultivada em larga escala, em grandes latifúndios, com uso extensivo do solo, emprego de técnicas rudimentares e utilização de mão de obra escrava.
Como esse sistema de produção era reconhecidamente predatório, ele demandava uma constante incorporação de novas terras, causando contínua expansão de seu espaço produtivo.