Um determinado fabricante de tubos metálicos está planejando a instalação de um ponto de distribuição de seus produtos em determinada região do Sul do Brasil. Chegou o momento de tomar uma decisão importante para este planejamento, o qual é a escolha da estrutura utilizada na armazenagem do ponto de distribuição.
Elaborado pelo professor, 2021.
Interpretando o contexto do caso hipotético apresentado e analisando os produtos que a empresa fabrica, avalie e determine qual será a estrutura de armazenagem mais aconselhada para o ponto de distribuição que está sendo planejado.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
Estruturas Cantilever.
Explicação:
Quando uma empresa precisa utilizar o sistema Cantilever?
O sistema Cantilever é conhecido no mercado por ser sólido, firme e adaptável para diversas demandas de armazenamento. Contudo, em linhas gerais, é recomendado investir nessa solução quando existe a necessidade de estocar produtos com formato irregular ou grande comprimento, como é o caso de:
chapas metálicas;
vigas;
tubos de aço ou PVC;
barras de ferro;
placas de madeira;
bobinas pesadas;
entre outros materiais.
Indústrias que precisam guardar sobras de matéria-prima em grande escala também se beneficiam com a adoção dessa estrutura.
No mercado, é possível encontrar Cantilevers para cargas ligeiras para produtos com peso baixo e que podem ser paletizados. Já os modelos para as remessas médias e pesadas são pensados para comportar itens longos, encorpados e não paletizáveis.
A indicação é que sejam acomodados produtos na longitudinal. Nesse caso, a movimentação dos artigos é feita com o auxílio de equipamentos mecânicos, como empilhadeiras.
Em suma, o sistema Cantilever é a escolha certa para empresas que necessitam de uma estrutura de armazenagem praticamente ilimitada em relação ao comprimento das cargas — restringindo-se apenas ao tamanho do galpão — e de altíssima resistência.