2) Explique por que a descoberta do crânio de Luzia fez os arqueólogos repensarem as teorias sobre o povoamento da América. *
Respostas
Resposta:
O esqueleto foi renomeado por ele como "Luzia", e se tornou a principal evidência de sua teoria alternativa sobre o povoamento da América. Ao estudar a morfologia craniana de Luzia, Neves encontrou traços que lembram os atuais aborígenes da Austrália e os negros da África.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Harvard divulgaram uma descoberta que contradiz a principal teoria do povoamento da América. Com ajuda da extração de DNA de fósseis enterrados por mais de dez mil anos, eles puderam avaliar o genoma dos fósseis para descobrir quem são nossos antepassados[24].
Explicação:
Resposta:
O crânio de Luzia mostrou que a morfologia craniana desses antigos habitantes da América, chamados paleoamericanos, é diferente da morfologia craniana dos indígenas atuais, no final da década de 1980, que os primeiros habitantes do continente tinham a morfologia craniana diferente dos habitantes atuais da América.
Luzia tinha morfologia craniana similar aos africanos e aos povos da Oceania, enquanto os habitantes atuais são mais próximos biologicamente dos habitantes da Ásia, depois dessa constatação da equipe de Neves, os crânios de Lagoa Santa viraram referência internacional para os modelos de ocupação do continente americano, sendo o crânio de Luzia um símbolo da ocupação antiga do território brasileiro.
Espero ter ajudado!