o texto atribuído ao monge João Maria fala de duas guerras, uma história e outra mítica. identifique-as, indicando seus contextos.
Respostas
Resposta: historia - pq é enfim o único lugar onde a irmandade poderá escapar quando começar a falada guerra s. Sebastiao e quem morar neste estado ficará livre das pestes e castigos.
Explicação: mítica- pq é onde se acha situado o divino e encantado serro que se chama Taió
A guerra histórica ao qual o monge João Maria se refere é a Guerra do Contestado. A guerra mítica seria a guerra de São Sebastião.
Contestado e Guerra de São Sebastião
A Guerra do Contestado (1912-1916) foi uma revolta de pequenos agricultores e colonos do Paraná, que haviam sido expulsos de suas terras.
A Guerra de São Sebastião é um mito, no qual era atribuído à época de São Sebastião um tempo de felicidade e prosperidade. O exército encantado de São Sebastião voltaria e acabaria com a fome e a peste, a partir do Contestado, possibilitando a volta do santo e a harmonia na região.
Quem foi o Monge João Maria?
Antes de se estabelecer em Santa Catarina, ele foi um soldado. Em Santa Catarina foi atribuído a ele poderes de cura. Ele fornecia ervas, raízes e sementes que teriam poderes de cura, e também realizava orações.
Ele foi o líder religioso da Guerra do Contestado. Na Fazenda do Irani, ele organizou os despossuídos em uma revolta.
Ele foi morto em batalha em 1912, e os membros da revolta santificaram João Maria. Acreditavam que ele voltaria junto aos soldados de São Sebastião.
Contestado
Aconteceu entre 1912 e 1916, motivada pela insatisfação social do povo. Era influenciada pelo elemento religioso do messianismo.
O objetivo era a luta pelos direitos dos mais pobres e desfavorecidos. Ocorreu em um local de disputa entre Santa Catarina e Paraná.
O governo federal enviou tropas e após derrotas, massacrou o movimento em 1916. Cerca de 15 mil pessoas foram mortas.
Leia mais sobre o Contestado: https://brainly.com.br/tarefa/815571
#SPJ2