A principal questão da educação de surdos, desde seu início, foi se os surdos deveriam desenvolver a aprendizagem utilizando a Língua de Sinais ou a Língua Oral.
Neste contexto, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os educadores de surdos, desde o século XVI, até atualmente, se dividem em dois grandes grupos: os defensores do oralismo e os defensores da sinalização, o que contribui para a adoção da metodologia mais adequada a cada surdo.
ISTO PORQUE
II. A decisão sobre qual língua deve ser usada na educação de surdos, sempre foi tomada pelos profissionais em conjunto com os surdos e seus familiares.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
Alternativa 2:
As afirmações I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a I.
Alternativa 3:
A afirmação I é verdadeira, mas a afirmação II falsa.
Alternativa 4:
A afirmação I é falsa, e a afirmação II é verdadeira.
Alternativa 5:
As afirmações I e II são falsas.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a 3, a afirmação I é verdadeira, mas a II é falsa
Explicação:
Página 16
A principal questão da educação dos surdos, desde seu início, sempre foi se os surdos deveriam desenvolver a aprendizagem utilizando a língua de sinais ou a língua oral. E essa decisão, durante muito tempo, foi tomada pelos ouvintes.
Página 23
O ideal seria que a família, juntamente com os profissionais, conhecendo as particularidades de cada criança, pudessem escolher qual abordagem ou mesmo uma combinação delas seria mais indicada.
A alternativa adequada é a 3, pois a primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa, pois os educadores de surdos se dividem em duas vertentes (o oralismo e o gestual) e houve a dificuldade em dialogar com os surdos sobre as pautas de sua educação. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida, atualmente, como uma língua por possuir um sistema próprio de comunicação.
Contudo, não foi sempre assim, pois essa conquista foi decorrente à proibição do ensino gestual para surdos por 100 anos. Esta ação foi preveniente de educadores da época, os quais acreditavam que os surdos deveriam ser inseridos na linguagem oral ao invés de serem respeitados pela linguagem gestual.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/7203045