Guerra dos farrapos
1- Oque foi?
2- Quais foram as causas principais da Guerra dos Farrapos?
3- O fim do movimento e consequências:
Respostas
Resposta:
1- A revolução farroupilha (também conhecida como Guerra dos Farrapos) foi um conflito regional, ocorrido em 1835 a 1845, envolvendo fazendeiros sulistas ( que eram liderados por Bento Gonçalves) e autoridades do governo imperial.
2- A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca)
3- As suas principais consequências foram as milhares de mortes, o enfraquecimento da autoridade do Império, o endividamento do país, o atraso no desenvolvimento local e o aumento das diferenças e disputas políticas entre as elites daquele região e as do governo central.
Resposta:
espero te ajudar
Explicação:
A Revolta dos Farrapos foi um movimento de elite, e suas causas imediatas foram a insatisfação dos estancieiros com os altos impostos sobre o charque local e a escolha arbitrária de nomes não aprovados pelos estancieiros para o cargo de presidente da província (correspondente ao atual cargo de governador).
Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou.
A Guerra resultou em severos danos à economia do Rio Grande do Sul, a qual demorou muitos anos para conseguir se recuperar do conflito. Algumas cidades tiveram a população reduzida significativamente, a exemplo de Passo fundo e Piratini, que serviam de corredores para as tropas.
espero ter ajudado