em relação ao uso do Oceano e mares existe outras atividades Como a exploração do sal marinho e do petróleo Comente sobre as mesmas
Respostas
Olá, tudo bem?
Resposta:
SOBRE O SAL MARINHO:
A história do sal no Brasil está entrelaçada diretamente com o período da colonização portuguesa. Quando da chegada dos primeiros exploradores em terras brasileiras, estes não faziam a mínima ideia da ocorrência natural de sal marinho; assim, todo o sal que utilizavam teria que ser trazido de suas terras de origem, da mesma forma como qualquer outra mercadoria que eles precisassem e não a tivessem disponível.
Com relação às grandes indústrias salineiras, desde a última década do século XX a maioria dessas salinas voltaram a ser adquiridas por empresas de capital nacional, sendo atualmente a extração de sal marinho uma das principais atividades econômicas de todo o litoral setentrional do Rio Grande do Norte. O parque salineiro do Estado é responsável por 97% da produção brasileira de sal marinho, sendo comercializado com vários Estados brasileiros e exportado principalmente para os Estados Unidos, África e Europa.
Entre as várias vulnerabilidades econômicas, a atividade salineira é fortemente sensível as variações climáticas, onde uma longa estiagem (que nessa região do Brasil pode durar até 5 anos), pode ocasionar uma superprodução. Esse processo tem como resultado imediato a geração de preços incompatíveis com os custos realizados, em virtude de uma maior oferta do produto.
PETRÓLEO
O petróleo é um líquido natural oleoso e inflamável, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo. A substância também serve de matéria-prima para produtos como óleos lubrificantes, solventes, produtos asfálticos e diversos outros derivados.
Sobre a consequências ambientais da exploração descontrolada de petróleo do fundo dos oceanos temos inúmeros perigos de desastres, tanto na vasão de petróleo quanto na consequente morte de pessoas e de espécies marinhas durante o processo.
Além disso, a manipulação dos resíduos, explosões e até mesmo com consequências sísmicas são consequências ambientais da exploração descontrolada de petróleo do fundo dos oceanos, o que torna necessário maior rigidez nos processos de extração petrolífera.
BONS ESTUDOS. :)