A relação entre Getúlio Vargas e as oligarquias da Primeira República expressam o conflito entre a definição de 1930 como revolução ou golpe pois,
A
revolução pressupõe mudanças estruturais no sistema político, que não se modificou em nada com Getúlio Vargas.
B
golpe pressupõe uma continuidade com estruturas anteriores, o que não ocorreu quando Vargas rompeu com a oligarquia gaúcha e mineira.
C
golpe pressupõe uma relação amigável entre os agentes políticos opositores, o que ocorreu quando Vargas negociou com os operários.
D
revolução pressupõe uma mudança radical com as estruturas, e isso ocorreu quando o sistema fundiário brasileiro foi totalmente desmontado.
E
revolução pressupõe uma mudança radical com as estruturas, e as relações com as oligarquias republicanas se mantiveram em vários aspectos.
Respostas
Sobre a relação entre Getúlio Vargas e as oligarquias da Primeira República, temos que a afirmativa correta é a letra D) revolução pressupõe uma mudança radical com as estruturas, e isso ocorreu quando o sistema fundiário brasileiro foi totalmente desmontado.
Depois do anúncio do presidente Washington Luís, representante da oligarquia paulista, ter anunciado que iria apoiar Júlio Prestes, que também era um paulista, para que realizasse a sucessão do poder presidencial, enfureceu os membros da oligarquia mineira.
Esse anúncio fez com que os membros deveriam ter seus nomes indicados pelo presidente. Que então se aliaram com a oligarquia gaúcha. As principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.
Saiba mais sobre a Revolução de 1930 em: brainly.com.br/tarefa/4188498
Bons estudos!
Resposta:
E - revolução pressupõe uma mudança radical com as estruturas, e as relações com as oligarquias republicanas se mantiveram em vários aspectos.
Explicação:
Embora a ascensão de Vargas tenha sido acompanhada por interferências radicais em várias frentes, as relações com a classe oligárquica, dirigente da Primeira República, se manteve, assim como as dinâmicas de poder no campo brasileiro.