O PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE AS RELAÇÕES INTERÉTNICAS E A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL REFLETEM POSITIVAMENTE NA REDUÇÃO DO PRECONCEITO EM RELAÇÃO AOS OUTROS. EM CONTRAPARTIDA, AQUELES ESTUDANTES QUE APRESENTAM PENSAMENTO MAIS RASO ACERCA DESSAS QUESTÕES, EM GERAL, SÃO TAMBÉM MAIS PRECONCEITUOSOS. ALGUMAS FERRAMENTAS QUE PODEM AJUDAR A REDUZIR, LIDAR OU, ATÉ MESMO, ELIMINAR O PRECONCEITO SÃO:
I. TRABALHAR COM IMAGENS DE CRIANÇAS DE DIVERSOS GRUPOS CULTURAIS E ÉTNICOS — POR MEIO DA SELEÇÃO DE TEXTOS E HISTÓRIAS PARA OS ALUNOS TAMBÉM REFLETIRAM ESSA DIVERSIDADE MULTICULTURAL;
II. PRIORIZAR MATERIAIS DIDÁTICOS QUE VALORIZEM E DISSERTEM ACERCA DO ENTENDIMENTO CULTURAL E ÉTNICO — POR MEIO DO USO DE DRAMATIZAÇÃO PARA ILUSTRAR PAPÉIS E FAMÍLIAS NÃO ESTEREOTIPADOS DE DIVERSAS ORIGENS;
III. AJUDAR OS ESTUDANTES A DESCONSTRUIR AS IDEIAS ESTEREOTIPADAS QUE TÊM DE DETERMINADAS CULTURAS — POR MEIO DA CRIAÇÃO DE UMA REGRA RÍGIDA E CLARA NA QUAL NÃO SERÃO TOLERADAS NENHUMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO OU EXCLUSÃO DE QUALQUER ESTUDANTE DEVIDO À SUA ETNIA;
IV. CONVERSAR COM OS PAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA SOCIEDADE — POR MEIO DA AJUDA NA COMPREENSÃO DAS ORIGENS DOS PRECONCEITOS E DAS IDEIAS ESTEREOTIPADAS PARA QUE ELES TAMBÉM POSSAM PROMOVER UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL EM SEUS DOMICÍLIOS.
RESPOSTA CORRETA: I, II, III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
RESPOSTA CORRETA: I, II, III e IV estão corretas.
Explicação:
A formação do pensamento humanístico tem como embasamento vertentes que perpassam pelas experiências familiares, sociais e conceituais. Neste aspecto, o respeito à diversidade interétnica junto à inteligência emocional, condiz com todas as alternativas descritas na questão mencionada.
Pensamento crítico
A difusão e o papel de pais e educadores na construção do saber de seus filhos e alunos, traz em sua essência um conjunto de fatores que surgem desde os primórdios como ferramentas de evolução do ser humano que o fará capaz de pensar e agir de forma consciente sem intervir na vida alheia, respeitando as diferenças sociais e culturais.
Sobre a diversidade cultural, importante ressaltar as origens de cada indivíduo bem como a sua realidade sendo fundamental o papel da escola na transmissão de conhecimento filosófico e científico para que os alunos tenham noção da importância e papel de cada um na construção social.
Por fim, o contato com os pais e a intermediação entre profissionais da área da educação e familiar, faz com que o processo de reconhecimento individual seja realizado de maneira assertiva, fornecendo as informações necessárias e reiterando o processo de desconstrução estereotipada.
Aprenda mais acerca do pensamento crítico: https://brainly.com.br/tarefa/39316864?referrer=searchResults
#SPJ2