faça uma pesquisa sobre chuva ácidas mínimo 20 linhas
Gente é pra hoje me ajudem pfvrrr na humildade
Respostas
Resposta:
A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.As chuvas comuns já são naturalmente ácidas, pois mesmo em lugares não poluídos, na atmosfera há, por exemplo, o gás carbônico (CO2), que é um óxido ácido que reage com a água da chuva e gera o ácido carbônico A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Explicação:
Espero ter ajudado e me desculpa se caso estiver errado bons estudos!!
Resposta:
A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida. Esse nome foi usado pela primeira vez pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith ao descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial.
As chuvas comuns já são naturalmente ácidas, pois mesmo em lugares não poluídos, na atmosfera há, por exemplo, o gás carbônico (CO2), que é um óxido ácido que reage com a água da chuva e gera o ácido carbônico, conforme mostrado abaixo:
CO2(g) + H2O(l)→ H2CO3(aq)
Esse tipo de chuva naturalmente ácida possui pH em torno de 5,6 e não é considerada nociva.
Chama-se de chuva ácida qualquer chuva com pH menor que 5,6. Em lugares populosos em que há grande quantidade de veículos e em centros industriais, são comuns chuvas ácidas com pH igual a 4,5. Já se registraram chuvas com pH igual a 2; para se ter ideia de como isso é perigoso, esse é o valor do pH do limão ou do vinagre concentrados.
O pH da chuva diminui tanto em virtude, principalmente, dos óxidos de nitrogênio e de enxofre.
Entre os óxidos de nitrogênio, o principal é o NO2, que pode estar presente na atmosfera naturalmente por meio de reações entre os gases nitrogênio e oxigênio catalisadas por relâmpagos ou ser originado das combustões em motores a explosão dos automóveis movidos a combustíveis fósseis.
O dióxido de nitrogênio reage com a água da chuva e gera dois tipos de ácidos, o ácido nitroso e o ácido nítrico, mostrados, respectivamente, na equação química abaixo:
2 NO2(g) + H2O(l)→ HNO2(aq) + HNO3(aq)
O ácido nítrico é considerado o segundo maior responsável pela chuva ácida. Esse tipo de chuva ácida pode, ao longo do tempo, causar graves problemas ambientais.
Entretanto, os grandes vilões são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3), pois eles reagem com a água formando o ácido sulfúrico, um ácido muito forte:
S(s) + O2(g) → SO2(g)
SO2(g) + H2O(l)→ H2SO3(aq) (Ácido sulfuroso)
SO2(g)+ ½ O2(g) → SO3(g)
SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq) (Ácido sulfúrico)