2 marque com x a frase na qual não há nenhum pronome :a) Pedro e Vânia adoram desenhar. b) Meus padrinhos foram viajar. c) A vendedora atendeu-me de pronto. d) Sua rua está sendo asfaltada. e) As pessoas e seus animais de estimação não puderam sair. f) Adoro-te!
3) Responda: a) O que são pronomes? b) Em quantos tipos são classificados os pronomes? Quais são os tipos? c) O que são pronomes pessoais? d) Como são classificados os pronomes pessoais? e) Qual a função dos pronomes pessoais do caso reto? f) Qual a função dos pronomes pessoais do caso obliquo?
Respostas
Resposta:
2. a) Pedro e Vânia adoram desenhar.
Explicação:
3. a) Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. ... Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.
b) 7 tipos. Podem ser classificados como pessoais (eu, você, eles), possessivos (meu, seu), demonstrativos (este, aquele), interrogativos (quem, qual), indefinidos (alguma, alguém), relativos (que, qual) e reflexivos (si mesmo).
c) Pronomes pessoais
São os pronomes que determinam a flexão de pessoa da oração.
1º pessoa: o ser que se manifesta (fala) no processo comunicativo; o enunciador; o locutor; o emissor.
2º pessoa: o ser que recebe a mensagem e decodifica-a; o receptor; o interlocutor.
3º pessoa: o ser sobre o qual se fala no processo comunicativo.
d) Eles se subdividem em pronomes pessoais do caso reto e em pronomes oblíquos átonos e tônicos. Veja:
⇒ Caso reto: são os pronomes pessoais que sempre exercem função de sujeito da oração (nunca exercem função de complemento). São eles:
1º pessoa do singular: EU
2º pessoa do singular: TU
3º pessoa do singular: ELE/ELA
1º pessoa do plural: NÓS
2º pessoa do plural: VÓS
3º pessoa do plural: ELES/ELAS
Exemplos:
Eu corri durante uma hora.
Tu correste durante uma hora.
Ele correu durante uma hora.
Nos exemplos acima, os pronomes eu, tu e ele exercem a função sintática de sujeito do verbo correr, o qual deve concordar em número e pessoa com seus sujeitos.
Assim sendo, construções como “eu vi ele” são equivocadas, visto que o pronome pessoal reto está sendo usado como objeto direto do verbo “ver”. Os pronomes retos jamais exercem função de objeto, sempre de sujeito.
e) Caso reto: são os pronomes pessoais que sempre exercem função de sujeito da oração (nunca exercem função de complemento).
f) Todos os pronomes oblíquos exercem função de complemento, em especial de objeto direto ou indireto. Diferenciam-se dos tônicos, pois estes são sempre preposicionados e não se prendem ao verbo pela colocação pronominal (próclise, mesóclise e ênclise). São eles: